Encerra no dia 17 o prazo para se inscrever no programa Banda de Minas

A história de Minas Gerais é bastante rica e não atoa que as suas tradições criaram raízes na sua população e sobreviveram ao passar do tempo. Entre os elementos que compõem a identidade cultural desse Estado estão às bandas civis de música. O mineiro já tem consolidada em sua mente a imagem de uma praça, um coreto e o som que sai dos trompetes, trombones, sax e violinos.

Com o objetivo de incentivar e valorizar esse pedaço tão importante da cultura mineira, o programa Bandas de Minas, do Governo de Minas Gerais, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), disponibilizaram recursos na ordem de R$ 1 milhão para as corporações musicais do Estado.

Os grupos interessados em participar da edição 2015 do programa Bandas de Minas podem se inscrever em dois editais: um para a doação de instrumentos musicais e outro para participar do Encontro de Bandas. O prazo de inscrição nos editais se encerra na segunda-feira, 17 de agosto.

Novidades
A edição deste ano do programa prevê que as bandas selecionadas no Edital de Instrumentos receberão equipamentos de sopro, metal e percussão. Tudo isso para garantir a manutenção, aperfeiçoamento e excelência dos conjuntos musicais e suas apresentações. Serão doados aproximadamente 500 instrumentos musicais.

Já o outro edital prevê a seleção de seis grupos para se apresentar no Encontro de Bandas, que será realizado no dia 22 de novembro, das 10h às 12h, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra as ações do Programa de Apoio às Bandas Civis do Estado de Minas Gerais e tem como objetivo incentivar a integração, o desenvolvimento e o fortalecimento das relações entre os grupos mineiros.

Descentralização
Entre as propostas do Governo Fernando Pimentel para a cultura está o estimulo à produção cultural nos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais. Assim, para a edição deste ano do Banda de Minas, foi incluído nos editais o critério “Região Territorial” que levará em consideração a localização dos grupos inscritos de forma a contemplar o maior número de regiões entre os selecionados pelo programa.

Atualmente, Minas Gerais possui 681 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura. Os grupos estão distribuídos em mais de 500 municípios – sendo o estado brasileiro que abriga o maior número de corporações civis musicais.

Os editais, fichas de inscrições e outras informações podem ser acessados nos sites www.programabandasdeminas.mg.gov.br ou www.cultura.mg.gov.br.

Comentários