Em novo clipe, Thiago Pethit apresenta a São Paulo de Orfeu

Primeiro vídeo de “Mal dos Trópicos” explora a linguagem dos drones e faz referência ao barroco

O centro de São Paulo é o cenário escolhido por Thiago Pethit para recriar o mito grego romântico cantado em “Orfeu, quarta faixa do álbum “Mal dos Trópicos”, lançado no último dia 15. Quase como uma ilustração da letra, o clipe, dirigido por Camila Cornelsen, encontra eixos mundanos e míticos no centro da capital paulista. Além disso, sobreposto às imagens, estão esboços da letra da música, poemas, e desenhos feitos por Pethit.

Guiado por um drone, o espectador encontra-se no lugar de voyeur enquanto explora janelas de apartamento e lajes de prédios, nos quais quadros barrocos e românticos acontecem. “Queríamos transportar esse jogo sugerido pela letra da música, de uma São Paulo superpopulosa, cheia de apartamentos e de um cotidiano maçante. Porém, onde vez ou outra, acontece poesia. O drone é quase um espectador voyeur da cidade e invade a privacidade e as janelas e varandas. Pelo olhar dele assistimos o que poderiam ser o estraçalhamento de Orfeu, o suicídio de Ophelia de Shakespeare, entre outras imagens”, conta Pethit.

A diretora do clipe, Camila Cornelsen, que também assina a direção dos áudio vídeos do disco, e foi diretora de fotografia no clipe de “Moon“, do segundo álbum do artista, “Estrela Decadente” (2012), conta que foi durante a gravação dos áudio vídeos que Pethit comentou que teve a inspiração para o clipe ao ver um material produzido por ela feito com imagens captadas por drones. “A partir disso, começamos a desenvolver uma ideia alinhando a imagem hi-tech dos drones com a estética das pinturas. Acabou que filmamos tudo em uma diária e meia, convidei o Renato Passareli, um operador de drone amigo meu, para criarmos esses planos que entram e saem dos apartamentos e complementei com imagens que eu mesma havia produzido sobrevoando São Paulo. Depois que editamos o clipe, ainda sentimos falta de algo que conectasse a estética dos áudio vídeos, daí me veio a ideia de inserir as ilustrações que Thiago vem criando e que permearam toda o conceito do disco. Acredito que essas ilustrações deram um toque super especial para o vídeo e, ao mesmo tempo, trouxe a continuidade do que ele vem desenvolvendo para este álbum que fala tantas coisas importantes. É muito gratificante trabalhar com ele, porque trocamos muito e nos escutamos muito também, percebo um lugar de sintonia”, afirma Camila.

Assista ao clipe de “Orfeu”:

Ficha Técnica:

  • Direção e Fotografia: Camila Cornelsen
  • Ilustração: Thiago Pethit
  • Edição: Camila Cornelsen e Thiago Pethit
  • Arte: Andrés Zarza
  • Figurino: Ana Wainer
  • Assistente figurino: Tulio Melles
  • Beauty: Ket Heliara
  • Drone: Renato Passarelli, Camila Cornelsen, Thales Banzai
  • Assistente drone: Ricardo Freitas
  • Assistente fotografia: Vinicius Corrêa
  • Elenco: Thiago Pethit, Urias, Gilda Nomacce, Luiza de Alexandre, Victor Ivanon (Ivana Wonder), Liuthab e Lucas Heymanns.

Para ouvir:

Spotify

Deezer

Apple Music

Google Play

YouTube

Links:

LEIA MAIS

Comentários