Em nota Prefeitura informa que Itabira não terá programação oficial de Carnaval

A crise econômica volta a ter reflexos na cultura itabirana. Em um comunicado oficial divulgado na última sexta-feira, 8 de janeiro, a Prefeitura de Itabira informou que a cidade não terá programação oficial de Carnaval – assim como aconteceu no ano passado. Esse é mais um grande evento cultural da cidade que é cancelado devido às dificuldades financeiras impostas pelo cenário econômico brasileiro e mundial.

Em 2015, a 33ª Exposição Agropecuária de Itabira (Expoita) também foi cancelada. Na época, a Prefeitura alegou que a decisão se deu com o objetivo de reduzir despesas, já que o município enfrentava queda na sua arrecadação e os custos para a realização do evento ficavam, em sua maioria, a cargo do Governo Municipal.

Ainda no ano passado, o mais tradicional evento cultural da cidade, o Festival de Inverno de Itabira, também sofreu com os reflexos da crise econômica. Os investimentos para que o evento fosse realizado foram drasticamente reduzidos, o que limitou a capacidade de organização e promoção do Festival.

Em 2016, a Prefeitura segue com a sua política de cortes na área cultural, que agora atinge o Carnaval itabirano. Embora não vá organizar uma programação oficial, o Município destaca que pretende apoiar as iniciativas populares que venham realizar festas carnavalescas na cidade, porém, não informou como se dará esse apoio.

Confira na íntegra a nota da Assessoria de Comunicação da Prefeitura informando o cancelamento do Carnaval:

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo, informa que não realizará este ano a festa oficial de Carnaval no município. Devido à atual conjuntura, a Administração pública considerou prudente suspender a festa, uma vez que será necessário fazer novos ajustes financeiros nas contas da Prefeitura. O Governo Municipal ressalta que analisará uma forma possível de apoio às comunidades que promoverem a festa momesca em seus bairros.

Comentários