Em nota oficial, Prefeitura de Itabira comunica que não promoverá Carnaval em 2019

A Prefeitura Municipal de Itabira (PMI), Minas Gerais, divulgou nota oficial na segunda-feira, 11 de fevereiro, informando que não vai promover festividades de Carnaval em 2019. De acordo com o documento, a exemplo de outros municípios mineiros, a cidade sofre com a retenção de repasses pelo Governo do Estado de Minas Gerais e, por isso, optou por não celebrar a folia momesca neste ano.

Segundo a Assessoria de Comunicação da PMI, até o mês de janeiro, o Estado deixou de repassar R$ 56 milhões em recursos que pertencem ao Município de Itabira, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse procedimento, portanto, tem agravado a crise financeira pela qual Itabira passa – o que implicou, inclusive, em atrasos no pagamento do funcionalismo público municipal.

Essa não é a primeira vez que a PMI decide não realizar o Carnaval devido às dificuldades financeiras. Tal procedimento também foi adotado na gestão passada, quando o então prefeito Damon Lázaro de Sena também não promoveu a tradicional festa na cidade. O atual governo, capitaneado pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), havia resgatado a folia ao apoiar eventos em bairros locais, como Pará e Campestre.

Em 2019, a PMI dará apenas suporte em infraestrutura para os blocos carnavalescos independentes da cidade, que desfilam em eventos de pré-Carnaval ainda no mês de fevereiro.

LEIA MAIS

Comentários