Em junho, Catas Altas recebe a XVII Cavalgada e o Festival Sabores com Viola

Comidas e quitandas mineira, cerveja artesanal, vinhos, cachaças, cavalgada, música boa e muita moda de viola. Essa é a programação do Festival Sabores com Viola, que acontece, em Catas Altas, entre 9 e 11 de junho. No mesmo período, a cidade recebe a XVII Cavalgada de Santa Bárbara.

A expectativa é de que os eventos, que são promovidos pela Prefeitura Municipal de Catas Altas, repitam o sucesso da XVII Festa do Vinho, realizada em maio, que reuniu música e gastronomia. Os preparativos para as festas já começaram e os organizadores, as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura e Turismo, estão trabalhando para oferecer infraestrutura e segurança para moradores e turistas.

A intenção é dar nova identidade para a Cavalgada e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura e produtores locais, resgatando as raízes dos tropeiros e promovendo o turismo gastronômico.

“Quem vem a Catas Altas tem a oportunidade de provar o melhor vinho de jabuticaba do Brasil. Temos queijos de ótima qualidade, cervejas artesanais que não deixam a desejar aos mais exigentes paladares e doces, como o de jiló, que é delicioso. Isso sem contar a nossa história, nossa tradição e nossa cultura. Então, essa festa é a oportunidade de reunirmos tudo isso, ofertando aos nossos moradores e também aos visitantes que chegam à cidade para nos visitar, um evento de qualidade”, destaca o prefeito José Alves Parreira.

O secretário interino de Agricultura e Meio Ambiente, Reginaldo Nascimento, reforça que apesar da festa priorizar a gastronomia e a moda de viola, a Cavalgada não será deixada de lado. “Quem gosta da cavalgada vai se surpreender com a estrutura que iremos montar para o evento. Será uma festa que vai agradar a todos, sem perder nossas raízes”, destaca.

Festas juninas

Além do Festival Sabores com Viola e da Cavalgada, o mês de junho abre a temporada de festas juninas nas escolas municipais de Catas Altas. A primeira será realizada no sábado, 3 de junho, na escola Chapeuzinho Vermelho, que atende a crianças da educação infantil. O evento começa às 15h.

No dia 1º de julho, às 15h, será a vez dos estudantes da Agnes Pereira Machado (do 1º ao 5º ano) se apresentarem. A festa junina dos pequenininhos do maternal da Umei Professora Maria José Teixeira será promovida no dia 8 de julho, às 14h.

E para fechar a programação, no dia 15 de julho, às 17h, será realizado o arraial dos alunos (da pré-escola ao 9º ano) da escola João XXIII, no distrito do Morro D’Água Quente. As quatro festas contarão com a tradicional quadrilha, gincanas e barraquinhas de comidas e bebidas típicas.

LEIA MAIS

Comentários