Em agosto acontece mais uma edição da MAX, o maior evento regional de fomento ao audiovisual do país

Realizada de 22 a 26 de agosto, em Belo Horizonte, pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), a edição 2017 da MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo terá como tema Indústria Audiovisual 360. A extensa cadeia produtiva do setor recebe muita atenção na programação de eventos, reunindo produtores, distribuidores e exibidores de conteúdo de cinema, televisão e internet, desenvolvedores de jogos e profissionais de artes gráficas, música e publicidade.

Dezenas de painéis serão realizados durante três dias, de 23 a 25 de agosto, reunindo influentes personalidades nacionais e internacionais. Em cinco salas diferentes, serão realizados painéis simultâneos em Negócios & MercadoTendênciasCriatividade & Capacitação e Políticas & Regulamentação, além das rodadas de negócio com os mais importantes players do mercado.

Já estão confirmados encontros com Canal BrasilCurta!GloboNews/Globo FilmesArte 1Cine Brasil TVA&E Ole NetworksFuturaPlay TV Discovery (quarta-feira, 23 de agosto);  H2O FilmsLooke/EncriptaRecordEBC TV BrasilElo CompanyBox Brazil e Lucky You (quinta-feira, 24 de agosto); e GloobTV Cultura/TV RaTimBum!ZoomooCennarium e Cineart (sexta-feira, 25 de agosto).

Destaque para as três sessões de pitching de apresentação de projetos, com o consultor Victor Lopes, cada uma com quatro projetos selecionados, agrupados em três áreas diferentes: documentário (quarta-feira, 23, das 17h às 18h30), infanto-juvenil (quinta-feira, 24, das 17h às 18h30) e ficção (sexta-feira, 25, das 16h15 às 17h45). Confira, a seguir, a programação de painéis da Max – Minas Gerais Audiovisual Expo 2017, que tem curadoria da BRAVI, sob a coordenação de Lucas Soussumi:

Negócios & Mercado

Estratégias para a Distribuição de Conteúdo, com Victor Kinijnik (Snack), Sandro Rodrigues (H2O) e Thais Henriques (Cineart) – Distribuidores referências no mercado nacional apresentam as estratégias que estão sendo tomadas para ampliar a distribuição do conteúdo nacional nas telas brasileiras e estrangeiras (quarta-feira, 23, das 9h30 às 10h30).

Desenvolvimento de Webseries, com Guto Aeraphe (quarta-feira, 23, das 11h às 13h).

Estratégias de Vendas no Mercado Internacional, com Robert Salvestrin (Luck You), Cláudia Rodriguez (Preciosa Media) e moderação de Barbara Sturm – Sales agents e distribuidora especializados no mercado internacional apresentam os processos de distribuição de conteúdo no mercado internacional, os principais players do mercado e os principais desafios das produtoras brasileiras para a exportação do conteúdo (quarta-feira, 23, das 11h às 13h).

Economia Criativa – Esforços aplicados, comAna Leticia Fialho (MinC), Luciane Gorgulho(BNDES), Lara Chicuta (SEBRAE) e Edison Viana (moderador) – Organizações públicas e de economia mista apresentam e debatem sobre os esforços realizados para o desenvolvimento das empresas da indústria criativa visando ao alavancamento de projetos inovadores (quarta-feira, 23, das 11h15 às 12h45).

O Mercado de Trilha Sonora, com Jose Neto e Marcos Souza (Musimagem), José Celso e David Amiron (CulturaxChange) – Licenciadores e produtores de trilha sonora expõem sobre o mercado brasileiro e a importância do audiovisual na projeção de talentos da música no mercado interno e externo (quarta-feira, 23, das 12h00 às 13h00).

Mercado Audiovisual na América Latina, com Gustavo Gabriel Vera Hernaez (CAMPRO, Paraguai), Claúdia Rodriguez (Preciosa Media, Colômbia), com moderação da Rachel do Valle (Brazilian Content) – Representantes do audiovisual da América Latina traçam um panorama da produção audiovisual, perfil de coprodução e oportunidades de recursos em cada país (quarta-feira, 23, das 14h30 às 16h).

A indústria audiovisual na Nova Zelândia – Oportunidade de coprodução, com David Schurmann (Schurmann) e Caroline Bilkey (Embaixada da Nova Zelândia) – Diretor de “O pequeno segredo” e a embaixadora da Nova Zelândia no Brasil apresentam as oportunidades em produzir no país, a projeção internacional do filme e debatem o case da coprodução entre os dois países (quarta-feira, 23, das 16h15 às 17h15).

Adaptação de Formatos Estrangeiros , com Daniela Busoli (Formata), Eduardo Gaspar(Endemol) e Roberto D’Avila (Moonshot) – Especialistas em criação de formatos originais e adaptação de formatos estrangeiros discutem sobre as dificuldades e os desafios na adaptação de formatos e as possibilidades na criação de formatos originais nacionais (quinta-feira, 24, das 09h30 às 11h).

Investimento em Games, com João Vitor de Souza (Cupcake Entertainment), Rafael BianchiniRenato Viana (Sunland) e Roberto Lima (ANCINE)- Debate de cases sobre investimentos no setor de games, analisando o case de investimento privado da Cupcake Entertainment e Playbor, o case da GameFounders sobre aceleradora de startups, contando sobre o desenvolvimento de empresas, além dos resultados do PRODAV 14, maior investimento público já realizado no setor de games no Brasil. (quinta-feira, 24, das 11h30 às 13h).

100 Anos de Animação no Brasil, com Marcelo Marão (Marão Filmes), Candida Liberato(Liberato Produções) e Arnaldo Galvão (Um Filmes)- Diretores e produtores realizam uma retrospectiva do primeiro centenário da animação brasileira através de relatos, apresentações de cases e resgates de conteúdos que fizeram a história da animação no Brasil (quinta-feira, 24, das 14h30 às 15h30).

Mercado de HQs, com Ivan Costa (Chiaroscuro Studios + CCXP) e Cristiano Seixas (Casa dos Quadrinhos) – Criadores e quadrinistas apresentam um panorama do mercado de HQs, perfil dos profissionais, demandas do setor e oportunidades para criadores no mercado nacional e internacional (quinta-feira, 24, das 14h30 às 15h30).

O mercado de documentário no Brasil, com Fernando Dias (Grifa Filmes) e Renée Castelo Branco (Globonews) – Produtores de documentários traçam um panorama do mercado de documentários no Brasil e a participação no mercado internacional (quinta-feira, 24, das 15h45 às 17h15).

Investimentos Privados na Indústria Criativa , com Thierry Perone e Gabriel Kesller(Investimage) – Profissionais dedicados à realização e à captação de investimentos apresentam um panorama dos principais fundos e ações que visam à captação de recursos em projetos da indústria criativa (quinta-feira, 24, das 16h15 às 17h45).

Distribuição de Games – Game Publishers, com Carlos Estigarribia (Gazeus Games) e João Guilherme (Playbor) – Publicadoras para dispositivos móveis e para PC/Console discutem sobre o mercado das publicadoras e o potencial para licenciamento e vendas de games brasileiros (sexta-feira, 25, das 11h às 12h30).

Estratégia de Mercado: Kids, com Juliana Volanten (Cinefilm), Carina Schultz (Chatrone) e Paula Taborda (Gloob) – Produtores e canais que possuem no portfólio projetos destinados ao público infanto-juvenil apresentam cases de sucesso no mercado nacional, as estratégias para fidelizar o público infanto-juvenil e o potencial econômico do licenciamento de produtos para a monetização da propriedade intelectual (sexta-feira, 25, das 11h30 às 13h).

O mercado de animação no Brasil, com Candida Liberato (Liberato Produções), Cesar Coelho (Anima Mundi) e Rodrigo Olaio (Chatrone) – Produtores de animação fazem um panorama do atual momento da animação brasileira, as principais conquistas, demandas do setor e as oportunidades do conteúdo brasileiro no mercado nacional e internacional (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Estratégia de Mercado: Ficção, com Roberto D’Avila (Moonshot), Mayra Lucas (Glaz), Rodrigo Guimarães (Panorâmica) e Edison Viana(moderador) – Criadores de blockbusters nacionais apresentam um panorama do mercado de ficção no Brasil e os desafios na distribuição e produção de cases de sucesso (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Gestão de Influenciadores – Os influenciadores assumiram um importante papel no entretenimento e consumo de conteúdos. Neste painel, profissionais dedicados à gestão de influenciadores apresentam os aspectos econômicos e criativos por trás da criação destes talentos (sexta-feira, 25, das 16h15 às 17h15).

Tendências

Imersão no Conteúdo – VR, 360º e novas tecnologias, com Ricardo Laganaro (O2), Daniel Sasso (Estúdio JLS), Rafael Ferrari (Skullfish) e Fabio Hofnik (Hyper VR) – As novas janelas permitem uma imersão ainda maior no consumo do conteúdo audiovisual, de games e música. Neste painel, profissionais que atuam no segmento de conteúdos imersivos apresentam um panorama das novas tecnologias e os cases já consolidados (quarta-feira, 23, das 09h30 às 11h).

Audience Rating – Novas Métricas, comGiovana Alcantara (Kantar Ibope) – Institutos discutem sobre a apuração da audiência dos conteúdos exibidos na TV Aberta, TV Paga e Internet e sua eficácia em relação à fidelização do espectador (quarta-feira, 23, das 10h45 às 11h45).

Mesa Redonda – Games no Brasil, com Roberto Lima (ANCINE), Filipe Garcia (Gamelyst) e João Guilherme (Playbor) – Mesa de discussão sobre políticas e tendências do mercado de games no Brasil (quarta-feira, 23, das 14h30 às 16h).

Crowdfunding (quinta-feira, 24, das 09h30 às 10h30).

O negócio da Indústria Criativa – Representantes de instituições voltadas para o desenvolvimento da indústria criativa apresentam ações voltadas para o desenvolvimento do setor, resultados e expectativas na promoção de iniciativas multisetoriais (quinta-feira, 24, das 11h30 às 13h).

Formatos Made in Brazil, com Roberto D’Avila (Moonshot), Eduardo Gaspar (Endemol) e Dani Busoli (Formata) – Produtores e desenvolvedores de formatos apresentam os desafios para a internacionalização dos formatos originais brasileiros (quinta-feira, 24, das 14h30 às 16h).

Talk Show Imprensa Mahon, com Krishna Mahon (A&E Ole Networks) e canais convidados – Tudo o que se queria saber sobre apresentação de projetos, negociação com canais e veiculação de conteúdo (sexta-feira, 25, das 09h30 às 11h).

Case Study – Lá da Favelinha – Case Study de projeto realizado pelo Lá da Favelinha, que possibilitou a criação de um jogo, documentário e desenvolvimento das trilhas sonoras pelos alunos (sexta-feira, 25, das 09h45 às 11h45).

Diagnósticos: Sistemas produtivos e redes de economia criativa,com Lara Chicuta Franco(SEBRAE) – Diagnóstico com o perfil dos sistemas produtivos e redes da indústria criativa coordenado pelo SEBRAE do DF, serão apresentados os esforços coordenados pelo SEBRAE para incentivar a indústria criativa através de um bate papo com as empresas participantes (sexta-feira, 25, das 16h15 às 17h15).

Criatividade & Capacitação

Estudos GNT, com Márcia Tibau (GNT) – Executiva de Marketing do GNT apresenta a trajetória recente dos estudos do GNT que mudaram a comunicação e produções do canal (quarta-feira, 23, das 09h30 às 10h45).

Desenvolvimento de Games, comRamon Coelho (Tower Up Studios), Raoni Dorin (Mopix Games), Tiago Zaidan (TDZ) e Fabrício Pietsch (Umbu Games) – Produtoras apresentam o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de games através da análise de cases locais (quarta-feira, 23, das 14h30 às 16h).

Investimentos Públicos no Brasil – Panorama do Fomento Brasileiro – BNDES, com Luciane Gorgulho (BNDES) – Panorama dos investimentos realizados pelo BNDES na indústria criativa, como acessá-los, recursos disponíveis e perfil do investimento (quarta-feira, 23, das 14h30 às 16h).

Master Class – Fair Use, com Rafael Neumayr e Stéfano Falcão (Drummond & Neumayr) – Advogados especialistas em audiovisual falam sobre o ʺFair Useʺ, conceito utilizado pelos estúdios e produtoras hollywoodianas para garantir o “clearance” de suas propriedades intelectuais e fazem um panorama sobre a perspectiva do direito brasileiro, explorando em que medida o conceito se aplica às produções nacionais. (quarta-feira, 23, das 16h15 às 17h45).

Desenvolvimento de Personagens, com Marcos Takeda – Roteirista apresenta os caminhos para o desenvolvimento de um personagem através de um processo que visa a definir as características físicas, psicológicas e arquétipos de um personagem (quinta-feira, 24, das 09h30 às 11h).

Quanto vale a música?, comMario di Poi (INPUT), José Neto (Musimagem) e David AlmironJosé Celso (CulturaxChange) – Produtores e licenciadores apresentam formas de prever os custos de trilha sonora dentro do orçamento de uma produção audiovisual (quinta-feira, 24, das 09h45 às 11h15).

Coprodução com o Mercado Internacional, com Mary Morita (Brazilian Content) e Carina Coelho (ANCINE) – Como funciona uma coprodução internacional, os acordos assinados pelo Brasil e a presença e a divulgação do conteúdo brasileiro no mercado externo (quinta-feira, 24, das 11h15 às 13h).

COLA: Encontro de Empreendedores Audiovisuais, com Igor Amin e Vinicius Cabral(Cocriativa) – Inspirar. Conectar. Conceber. O painel visa a uma inédita integração de profissionais do setor audiovisual para discutir temas inspiradores e conectar 25 participantes em um verdadeiro ecossistema através do método World Café, estimulando-os a aplicar ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos baseado na tecnologia de aceleração audiovisual desenvolvida pela Cocriativa (quinta-feira, 24, das 15h15 às 17h15).

Gestão de Propriedades Intelectuais, comGilberto Toscano(Cesnik, Quintino e Salinas) e Raquel Lemos (Lemos.Consultoria) – Advogados especializados em gestão de propriedades intelectuais apresentam os aspectos legais da gestão de propriedade intelectual voltados para a indústria criativa (quinta-feira, 24, das 16h15 às 17h30).

Investimentos Regionais – Panorama do Fomento Regional, com Flávio Gonçalves(IRDEB), Milena Evangelista (FUNDAPE) e representante CODEMIG, com moderação de Edison Viana – Representantes de instituições voltadas ao investimento no audiovisual discutem sobre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento desta indústria e os reflexos na economia criativa e de serviços (quinta-feira, 24, das 17h30 às 18h30).

Investimentos Públicos no Brasil – Panorama do Fomento Brasileiro – ANCINE, com Rodrigo Camargo (ANCINE) e moderação de Rodrigo Guimarães (Paranorâmica) – Mecanismos de fomento regulados pela ANCINE na indústria criativa, como acessá-los, recursos disponíveis e perfil do investimento (sexta-feira, 25, das 9h45 às 11h15).

Adaptação Literária para o audiovisual – Escritores e produtores discutem sobre a adaptação literária para o audiovisual (sexta-feira, 25, das 09h15 às 10h30).

Adaptação Musical para o Audiovisual – Criadores discutem sobre o processo de adaptação de uma obra musical para o audiovisual (sexta-feira, 25, das 10h45 às 11h45).

Produção de Conteúdo Regional: Santino e o Bilhete Premiado, com Simone Oliveira(Globo Filmes), Ronan Scoralick (Globo Minas) e Guilherme Fiuza (Solo Filmes) – Diretor e produtores apresentam o case Santino e o Bilhete Premiado, produção realizada no estado de Minas Gerais e exibida na TV Globo (sexta-feira, 25, das 11h30 às 13h).

Adaptação de HQ para o audiovisual, com Otto Guerra (Otto Desenhos Animados) e Leandro Maciel (Coala Filmes), com moderação de Cristiano Seixas – Criadores apresentam o processo de adaptação de uma história em quadrinhos para o conteúdo audiovisual através da análise de um case de sucesso (sexta-feira, 25, das 12h00 às 13h).

Criação de conteúdo para Marcas – Branded Content, com Victor Lemos (Trator Filmes) – O branded content está cada vez mais consolidado e dentro da comunicação das principais marcas. Neste painel, especialistas discutem o papel do branded content na estratégia de comunicação das marcas (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Criação de Séries de TV, com Luca Paiva Mello e Roberto Martha (Scriptonita) – Showrunner e produtor executivo apresentam master class sobre o processo de criação de uma série de ficção para TV (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Estudo do Impacto Econômico do Audiovisual, com Odete Cruz (APRO), ErickKrulikowski(FDC) e Lara Chicuta Franco (SEBRAE) – Panorama sobre mercado audiovisual brasileiro com foco na análise de tendências, convergência de mídias e novas tecnologias (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Consulta Coletiva – Direito do Entretenimento, com Andrea Francez (Francez e Alonso Advogados), Helder GalvãoStéfano Falcão e Rafael Neumayr (Drummond & Neumayr Advogados) – Advogados especialistas no Direito do Entretenimento realizam uma consulta coletiva para sanar dúvidas dos participantes referentes ao tema (sexta-feira, 25, das 14h30 às 16h).

Políticas & Regulamentação

Com a palavra ANCINE, comDébora Ivanov (ANCINE) e moderação de Mauro Garcia(presidente da BRAVI) – Presidente da ANCINE apresenta um panorama das ações da agência e as expectativas para o próximo biênio (quarta-feira, 23, das 17h30 às 18h30).

Planejamento Tributário: Projetos Incentivados, com Gregory Becher (CQS), Ângelo Valladares (Moura Tavares, Figueiredo, Moreira, Campos Advogados) e Alessandra Drummond (Drummond & Neumayr) – Advogados tributaristas expõem sobre questões relacionadas à tributação dos valores recebidos em patrocínios e incentivos fiscais e o planejamento tributário visando à diminuição dos riscos fiscais (quinta-feira, 24, das 10h45 às 12h15).

Apresentação Prefeitura de Belo Horizonte, com Juca Ferreira, da Fundação de Cultura de Belo Horizonte (quinta-feira, 24, das 15h45 às 16h45).

Indústria de força crescente

Segundo o mais recente e amplo mapeamento do impacto econômico do setor audiovisual no Brasil, feito em conjunto pelo SebraeAPRO – Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais e a Fundação Dom Cabral, a indústria criativa brasileira tem tido relevância crescente ao longo dos últimos anos.

O setor audiovisual aumentou sua participação na economia de 0,4% (2010) para 0,44% (2014), um crescimento de 10% na participação relativa do setor, movimentando cerca de R$ 42,7 bilhões em 2015.

De acordo com Sérgio Sá Leitão, diretor da ANCINE,  cada R$ 1 investido em filmes e séries de TV pela RioFilme, por exemplo,  “atraiu em média R$ 6,3 de outras fontes e gerou R$ 30 em PIB, R$ 3,57 em impostos e R$ 1,04 em receita para a empresa”, com efeito multiplicador muito relevante.

MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo

A Max, a maior iniciativa do poder público no Brasil de fomento ao setor audiovisual, acontece de 22 a 26 de agosto, em Belo Horizonte, reunindo salão de negócios, exibição de filmes e atividades de capacitação. Na sua última edição, a MAX recebeu um público de 10 mil pessoas e promoveu mais de 450 encontros entre produtores, canais e distribuidoras, gerando expectativas de negócios superiores a R$ 200 milhões, consolidando-se como referência nacional entre os profissionais de mídia e entretenimento.

Em 2017, junto às rodadas de negócios e dos painéis de capacitação, a MAX vai realizar ainda uma mostra de cinema aberta ao público na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Além da Serraria Souza Pinto e do Museu de Artes e Ofícios, outros espaços da cidade irão receber as atividades.

O objetivo da MAX é ser uma vitrine dos avanços do setor audiovisual mineiro e de todo o Brasil, fortalecendo a cadeia produtiva do setor e ampliando a competitividade das iniciativas dos profissionais de Minas e dos outros estados.

PRODAM: política estadual em prol da cultura

Lançado em maio de 2016, o Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam) tem o objetivo de viabilizar políticas públicas para o audiovisual por meio de parcerias entre órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de Minas Gerais, municípios e União, além de instituições privadas.

O Prodam vem direcionando recursos para o segmento audiovisual mineiro, distribuídos em editais destinados a roteiros, produção e finalização de longas-metragens para cinema e séries para televisão, além de mostras de cinema e cineclubes.

Para estimular todos os ângulos de ação do segmento, o Prodam unifica, no campo do audiovisual, além de instituições privadas, as secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Turismo. Entre as entidades da administração pública indireta, participam das discussões as fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Clóvis Salgado e a TV Minas Cultural e Educativa – Rede Minas, as companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Rádio Inconfidência, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Imprensa Oficial de Minas Gerais.

Minas de Todas as Artes

O fomento da Codemig ao audiovisual integra o Minas de Todas as Artes – Programa Codemig de Incentivo à Indústria Criativa, lançado em agosto de 2015. A iniciativa inédita e estratégica busca fomentar o desenvolvimento de novos negócios que gerem empregos, renda e riquezas para o Estado. Até o fim de 2018, serão investidos mais de R$ 20 milhões em editais de fomento e fortalecimento, com iniciativas de valorização de setores como gastronomia, audiovisual, design, moda, música e novas mídias.

*Com informações da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

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