Durante sete dias, 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana reúnem um público de 6,5 mil pessoas

Durante o mês de outubro, Itabira foi cenário para diversas atividades culturais e artísticas – com destaque para o universo literário. De 24 a 31, a cidade recebeu dez contações de histórias, oito apresentações musicais, oito oficinas e curso, seis mesas-redondas e palestras, quatro lançamentos de livros, três peças teatrais e duas exposições. Ao todo, 6,5 mil pessoas aproveitaram a programação do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana.

Neste ano, os eventos celebraram os 90 anos de publicação do poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, que mudou a forma como a poesia era pensada e trabalhada no Brasil. Para isso, foi montada uma estrutura especial na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para que abrigasse as principais atrações da festa cultural, o que incluiu uma Galeria Literária.

Com uma programação inteiramente gratuita, o 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana reuniram importantes nomes do cenário cultural brasileiro: Antônio Cícero, José Miguel Wisnick, Carlos Bracher, Cláudio Venturini e Telo Borges, Demônios da Garoa, Chico Amaral, Priscila Fantin e Bruno Lopes, dentre outros artistas e estudiosos.

Encerramento

Prova dessa diversidade artística foram os últimos dias do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana. Na manhã terça-feira, 30, o Memorial Carlos Drummond de Andrade recebeu o projeto “Poesia e Ciência”, realizado por meio de uma parceria entre FCCDA e Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira. No mesmo dia, a Galeria Literária sediou contações de histórias enquanto as ruas da cidade se tornaram palco para as apresentações da Bibliocicleta, com a Trupe Arte Andarilha, e do programa “Drummond na Parada”, coordenado pela ex-Drummonzinha e professora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Carol Cecília.

A terça-feira também foi dedicada aos estudos literários e da obra de Drummond. No período da tarde, o Teatro da FCCDA recebeu um aulão pré-Enem para os estudantes do ensino médio – o curso foi ministrado pelos professores Ricardo Pereira e Maxsandro Ferreira. Já no início da noite, a Galeria Literária contou com a palestra “A Batalha de Stalingrado na Lírica Testemunhal de Drummond e Neruda”, ministrada por Arlete de Falco, que também debateu o tema com os convidados Alisson Moraes, Edmílson Caminha e Ricardo Pereira.

Ricardo Pereira, Alisson Moraes, Arlete de Falco e Edmílson Caminha

Fechando o penúltimo dia dos eventos, a Igreja do Rosário recebeu uma apresentação especial protagonizada pelo Coral da FCCDA e o grupo Drummonzinhos. Mais tarde, no Teatro da FCCDA, os atores Priscila Fantin e Bruno Lopes promoveram uma reflexão sobre os relacionamentos modernos no espetáculo “Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu Te Amo”.

'Precisamos Falar de Amor sem Dizer Eu Te Amo', com Priscila Fantin 02

O encerramento oficial do 2º Festival Drummond e 17ª Semana Drummondiana aconteceu na quarta-feira, 31. Na parte da manhã, a Galeria Literária voltou a receber contações de histórias e a Bibliocicleta voltou a circular pela cidade. Já no final da tarde, o Teatro da FCCDA foi palco para o sarau poético dos Drummonzinhos e apresentação do Grupo Musical Meninar. As atrações anteciparam a palestra “A Poesia de Carlos Drummond de Andrade”, ministrada pelo escritor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Antônio Cícero.

Antônio Cícero 02

O evento foi encerrado oficialmente na noite de quarta-feira, quando o grupo paulista Demônios da Garoa apresentou um repertório de clássicos do samba e que também celebrou os 75 anos de trajetória da banda.

Demônios da Garoa (2)

O 2º Festival Drummond e a 17ª Semana Drummondiana foram promovidos pela Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Os eventos contaram com apoio cultural do Hotel Pousada da Água Santa, Premium Executive Hotel, Meet Restaurant & Lounge, Restaurante Cia. do Caldo, Restaurante Chico Savassi, LaTrupe, Unimed e Senac.

Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102 ou no site www.fccda.com.br.

LEIA MAIS

Comentários