Dona Onete, Xênia França e Lucinha Turnbull são as novas atrações confirmadas do Psicodália 2019

Cantoras icônicas de diferentes segmentos da música brasileira reafirmam a pluralidade do festival que acontece no carnaval de Rio Negrinho (SC)

O Psicodália, maior festival multicultural 100% independente do país, anuncia mais três nomes de peso no seu line up: Dona Onete, Xênia França e Lucinha Turnbull. Elas se unem aos já confirmados Elza Soares, Mulamba, Aiace, Cao Laru, Kiko Dinucci, Hamilton de Holanda, Patrulha da Espaço, Soema Montenegro, Azymuth, Anelis Assumpção e Cordel do Fogo Encantado. O festival está em sua 22ª edição e acontece no carnaval de 2019, em Rio Negrinho (SC), entre os dias 1º e 6 de março. A presença das três artistas reforça a pluralidade do Psicodália dentro da música popular brasileira.

“O Psicodália foi criado, construído e seguirá sempre trabalhando para dar nossa contribuição para a música, para a arte, seja homenageando e apreciando os grandes artistas da história quanto lutando para criar espaço para as novas gerações de artistas. A arte nunca para! E apesar de ter suas origens como um festival de rock and roll, vem desde sua criação abrindo espaço para os diversos e incríveis estilos musicais que enriquecem tanto nosso país e o mundo. E continuará sempre nessa empreitada”, diz Klauss Pereira, diretor do festival.

01
Dona Onete.

“Onete, Xênia e Lucinha são exatamente isso, artistas incríveis que representam a riqueza e diversidade artística-musical do nosso país, homenageia grandes artistas da nossa história e traz grandes artistas das novas gerações. Elas demonstram muito bem o que é a nossa curadoria, a representatividade que precisamos na sociedade e a diversidade musical que sempre buscamos. Só podemos ser gratos com a oportunidade de termos elas e tantos(as) outros(as) artistas incríveis nessa edição”, completa Klauss Pereira.

Rainha do “carimbó chamegado”, Dona Onete traz a música popular, divertida e sofisticada, dos ritmos amazônicos para o palco do Psicodália. A cantora e compositora, que se tornou referência da música paraense no mundo, tem em seu repertório canções do álbum “Feitiço Caboclo”, lançado em 2012, e do seu segundo álbum, “Banzeiro”, de 2016. Com voz rouca e muita sensualidade, Dona Onete canta sobre a cultura raiz do seu Estado.

Em sua última obra, conta a história dos negros escravos que foram trabalhar nas lavouras de cana do Pará e trouxeram sua cultura de dança e ritmo que, mais tarde, uniram-se aos caboclos que lá já estavam, criando um ritmo denominado Bangüê. Dona Onete é brasilidade pura.

“Ouvi falar sobre o Festival, ouvi relatos incríveis, e soube de grandes nomes que passaram por ele. Gosto muito da ideia de fazer parte de algo que pensa em nosso meio ambiente, sustentabilidade e toda essa coisa… Estou imensamente feliz de levar nossa música e nossa voz pra somar com essa turma tão bacana. Estamos ansiosos pra tocar no Festival Psicodália”, diz Dona Onete.

Xênia França.
Xênia França.

Com seu álbum de estréia, “Xênia”, Xênia França concorre ao Latin Grammy 2018 nas categorias “Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” e “Melhor Música” pela faixa “Pra que me chamas?”. Também concorre na categoria “Melhor Show” no Women Music Award 2018. E são as canções dessa obra que ela apresenta para o público do Psicodália. Assim como no álbum, o show segue por um caminho poderoso em que traça o empoderamento da cantora e também a tomada de consciência sobre o poder da mulher negra. O discurso do show, por meio da música, passa por assuntos que flertam com a afetividade, ancestralidade, intimidade, fé, inquietações e identidade.

Quando se trata de rock no Brasil, o nome de é sempre lembrado como a guitarrista da banda Rita Lee & Tutti Frutti. Ela ficou pouco mais de dois anos no grupo, mas o suficiente para marcar a presença. E que presença, já que foi a primeira mulher a assumir a guitarra numa banda brasileira. No show do Psicodália, Lucinha, acompanhada de quatro músicos, canta parcerias com Rita Lee e Mathilda Kovac, composições de Gilberto Gil e Gonzaguinha, feitas especialmente para ela, além de homenagear duas de suas influências: Beatles e Bob Dylan.

Lucinha Turnbull.
Lucinha Turnbull.

SERVIÇO

Psicodália
Data: de 1º a 6 de março de 2019
Local: Fazenda Evaristo (Rio Negrinho, Santa Catarina)
Ingressos: A partir de R$ 430,00 (meia-entrada). Os bilhetes estão à venda no site Disk Ingressos, com parcelamento em até 6x sem juros.

https://www.diskingressos.com.br/evento/8626/01-03-2019/sc/rio-negrinho/psicodalia-2019

LEIA MAIS

Comentários