Dia das Mães tem recital de piano na FCCDA

No domingo, 14 de maio, Dia das Mães, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) acontece recital de piano com Gabriel Oliveira, que interpreta canções de Bach, Beethoven, Bartók e Liszt. Os ingressos serão vendidos no dia da apresentação a R$ 10.

O recital marca a reabertura do teatro que estava fechado para reformas. De acordo com o parecer técnico, ele foi reaberto no final do ano passado sem condições de uso adequadas. Diversas infiltrações, carpete enrugado que oferecia riscos aos usuários e camarim com pisos danificados foram alguns dos problemas encontrados que obrigaram nova intervenção no local.

O artista

Gabriel Oliveira nasceu em Itabira e iniciou seus estudos em piano aos 12 anos com a professora Yvone Ayres. A partir dos 16 anos, estudou sob a orientação da professora Celina Szrvinsk, em Belo Horizonte, com quem fez aulas durante dois anos.

Participou de masterclasses com pianistas renomados, como Luiz Senise, Alexandre Dossin, Kyoko Hashimoto, Adalmário Pacheco, Paulo Álvares, Berenice Menegale, Maurício Veloso, Moacyr Laterza, Mirta Herrera, Cristina Capparelli e Benjamin da Cunha Neto. Além disso, participou também de festivais de música, dentre eles o Festival de Música de Divinópolis de 2012 e o Festival de Maio, edições 2013, 2014, 2015 e 2016.

Em 2016, foi premiado com o primeiro lugar no 23° Concurso Nacional de Piano “Professor Abrão Calil Neto” (Ituiutaba/MG), no 14° Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Capparelli (Uberlândia/MG) e no 25° Concurso Nacional de Piano Souza Lima (São Paulo/SP). Em 2017 conquistou o primeiro lugar no Concurso de piano Professora Edna Basetti Habbith (Curitiba/PR), que recebe candidatos de toda a América latina.

Gabriel está no quarto ano do bacharelado em piano na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe do professor e pianista Miguel Rosselini e hoje realiza concertos em todo o Brasil.

Programa do Concerto

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750):
O cravo bem temperado Vol II:
Prelúdio e fuga Nº19, BWV 888 em Lá maior

Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827):
Sonata para Piano Op.2, Nº3 em dó maior
Allegro con brio
Adagio
Scherzo: Allegro
Allegro assai

Béla Bartók (1881-1945):
Três Burlescas Sz.47
Quarrel
Little Drunk

Franz Liszt (1811-1886):
Valsa Mefisto Nº1, S.514 em Lá maior

Cartaz

SERVIÇO

Recital de Piano com Gabriel Oliveira
Data e horário: domingo, 14 de maio, Dia das Mães, às 17h
Local: Teatro da FCCDA (Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: R$ 10

LEIA MAIS

Comentários