Desfile de blocos garante sucesso do GonçaloFolia 2016

O tradicional desfile de blocos foi a marca do GonçaloFolia 2016. Milhares de foliões agitaram as ruas da cidade com muita animação, humor e criatividade. A festa carnavalesca, promovida pela Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, ocorreu na Praça Central entre os dias 5 e 9 de fevereiro e, este ano, teve como tema o hino da cidade.

Os blocos caricatos são tradicionais no carnaval são-gonçalense e ganham forças para manter as tradições dos antigos carnavais, do tempo das marchinhas, fantasias, confetes e serpentinas. Atualmente, 18 grupos percorrem o centro da cidade acompanhados desde crianças até o público da terceira idade.

Em São Gonçalo, os blocos são: Algodão Doce, As Meninas SP, Bom Pacas, Capivaras, Loko é Poko, Makako Loko, Nós Trupica Mas Não Cai, Os Colméias, Santa Cecília, Segunda Sem Lei, Swingaço, Tacos de Fora, Taioba Louca, Unidos da Ponte, Unidos das Tchelas, Unidos do Mé, Vargem Folia e Zueirada.

Para realizar a festa, a Administração readequou os custos e reduziu em 40% os investimentos do GonçaloFolia. Para alcançar essa meta, foi feita a contratação de bandas com custo menor que no ano anterior e a estrutura também foi menor. Porém, as adaptações não comprometeram o conforto e a segurança do público.

Mesmo com a redução de gastos, a Prefeitura garantiu o repasse financeiro para os blocos. Foram destinados cerca de R$ 50 mil para produção de camisas e abadás e em torno de R$66 mil como premiação. Para a presidente do bloco “Nós Trupica Mas Não Cai”, que reúne os participantes da Associação Bem Viver da Terceira Idade, Odete Rodrigues, o repasse financeiro da Prefeitura garante a participação de mais integrantes. “O incentivo que a Prefeitura dá é excelente, pois sem ele não teríamos nenhuma condição de participar do evento”, ressalta. A organizadora do bloco infantil “Algodão Doce”, Loriane Oliveira Araújo Duarte, também destaca o incentivo oferecido pela Prefeitura. “Este apoio é essencial para todos os blocos, por que o dinheiro é usado para aquisição de abadás e outros acessórios”, comenta.

O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, que prestigiou todos os dias do evento, homenageou todos os blocos com entrega de troféus como forma de incentivar e reconhecer a participação dos foliões são-gonçalenses. “São Gonçalo vem se superando a cada ano e mais uma vez nossa festa ocorreu em clima de tranquilidade e muita animação. É muito bom ver que os foliões puderam participar da festa com toda a família”, disse Antônio Carlos.

Tranquilidade
O comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de São Gonçalo, tenente Júlio César Ferreira, informou que a festa ocorreu com muita tranquilidade e na área de realização do evento não foi registrado nenhum incidente. Ele destaca que diversas operações foram realizadas em outros pontos da cidade durante este Carnaval. “Visando levar mais tranquilidade para os foliões curtirem a festa e mais segurança para os moradores que não curtem a folia, foram realizadas várias operações que resultaram na apreensão de drogas e de veículos irregulares”, destacou.

Comentários