A sonoridade solar da República Popular ganha novos contornos no clipe de “Oxalá”. Já com o foco voltado para o ano de 2017, a banda transforma a letra em uma prece pop. Nuvens coloridas espantam o cinza e apresentam um olhar otimista sobre o que está por vir. A canção integra “Aberto para balanço”, primeiro disco da República Popular lançado em 2015. O vídeo ganhou a direção de Carlos Eduardo Pessoa.
“Que o vento leve embora a má sorte / e traga para mais perto de mim / quem eu amo e quem me acalma e quem se importe / é o céu quem responde sempre às preces que eu fiz”, canta o vocalista Igor Lobo.
Foi nesse clima que a República Popular encerrou 2016, ano em que consolidou seu trabalho com o lançamento do EP “Lis”. Agora, o clipe de “Oxalá” mostra a água como um catalisador de mudanças e aponta para novos caminhos para a banda.
“Tínhamos o interesse de fazer esse clipe porque sempre pensamos que o vídeo seria indispensável para complementar a mensagem e o significado da música. A cachoeira representa uma fonte de purificação, onde você pode deixar as coisas ruins para serem levadas e se banhar no que de bom ainda virá”, explica Vinítius Salomão, guitarrista.
Cores, filtros e mandalas ajudam a dar forma à canção, um dos primeiros singles do trabalho de estreia da República Popular. A composição surgiu, na verdade, de um amigo dos músicos, que os presenteou com o esboço de uma canção que havia escrito. O ar leve e bucólico já estava presente, e a banda contribuiu com seu refrão e título.
“Fizemos duas versões dessa música, pois o misto de sentimentos era muito intenso”, relembra Igor Lobo. Uma versão alternativa, gravada em qualidade demo em 2012, pode ser ouvida no Soundcloud da banda.
Embora remeta a uma oração ou pedido aos céus, “Oxalá” não se restringe a conceitos religiosos, assim como o próprio termo é associado a religiões tanto árabes quanto afro-brasileiras. Mais que uma expressão de fé e crença, a letra é uma declaração de esperança.
“A mensagem da música sempre nos cativou e esperamos que cative todos aqueles que venham a ouvi-la e assistir esse novo clipe”, convida o baterista Viktor Judah.
Assista o clipe de “Oxalá”:
Ficha Técnica:
Música: “Oxalá”
Álbum: Aberto Para Balanço
Ano: 2015
Produzida e gravada por Viktor Judah no estúdio TMP (Manaus, Amazonas)
Mixada e masterizada por Lisciel Franco no estúdio LAB Forest (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro).
—
Direção: Carlos Eduardo Pessoa
Fotografia: Carlos Eduardo Pessoa e Romulo de Sousa
Edição: Carlos Eduardo Pessoa
LEIA MAIS
- FCCDA apresenta documentário e exposição sobre Carnaval
- Carnaval movimenta a economia e coloca Minas Gerais entre os destaques nacionais
- Sábado é dia de Carnaval: o cortejo da Madalena
- “10 Anos de Rock Pauleira” traz novamente para Itabira a força do underground