Demanda por serviços de audio e vídeo aumentam quase 26%

Mudança de comportamento é identificada em relatório do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina

Com a pandemia gerada pela COVID-19, muitos serviços que não são considerados essenciais tiveram que se adaptar com o distanciamento social e buscar alternativas para continuar em operação. Uma prática que tem se tornado muito comum é a apresentação de artistas e figuras públicas por meio de lives transmitidas pela internet e que estão batendo recordes de audiência. Mas para a realização desses shows online, é preciso organizar toda uma estrutura e aparelhagem. E essa mudança de comportamento tem sido identificada em um relatório do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, que registrou um aumento significativo de 25,86% na demanda por serviços de áudio e vídeo, entre os dias 26/04 e 02/05 em comparação com os dias 08 e 14 de março, período que antecede o impacto da Covid-19 no setor de serviços autônomos no Brasil.

As lives beneficentes, inclusive, têm sido fundamentais para arrecadar dinheiro, comida e materiais à instituições e pessoas que estão sendo mais afetadas com a crise do novo coronavírus. Historicamente, esse tipo de evento beneficente já foi realizado, como o Live Aid, um concerto que marcou o dia mundial do rock e foi transmitido simultaneamente para mais de 72 países com o objetivo de arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia.

Panorama da demanda de serviços por áudio e vídeo

Desde o início de março, o GetNinjas tem monitorado os impactos da COVID-19 no setor de serviços autônomos. A demanda por serviços de áudio e vídeo apresentou uma mudança de comportamento ao longo dos meses de março e abril. Primeiro, a procura por este serviço chegou a cair 30% entre os dias 22 e 28 de março (2ª semana analisada). Porém, a mudança começou a partir da 4ª semana, entre os dias 05 e 11 de abril, quando os pedidos apontaram um crescimento de 7,49%. Nas semanas seguintes, a demanda só continuou aumentando até chegar a última análise que registrou quase 26%. Todas as semanas são comparadas com os dias 08 a 14 de março. De acordo com a consultoria americana Tubular Labs, no fim do mês de março houve um crescimento de 19% nas transmissões ao vivo pelo YouTube, mesmo período em que as demandas por serviços de áudio e vídeo começaram a alavancar.

“Passamos a reestruturar todo o modelo de negócios da startup, adaptando o aplicativo dentro desse novo cenário, por meio da ampliação da oferta de serviços totalmente online para garantir a segurança e o conforto tanto dos profissionais quanto dos clientes”, comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

Para instruir os profissionais cadastrados que ainda não estão acostumados com o formato de prestação online, o aplicativo criou também um guiparserviçoremotos com diversas dicas e orientações de como realizar o serviço online, como facilitar o pagamento e, ainda, como proceder e negociar com o cliente caso seja imprescindível uma visita presencial, garantindo a segurança do profissional e do contratante.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da GetNinjas.

LEIA MAIS

Comentários