Cordel do Fogo Encantado se apresenta pela primeira vez no psicodália em 2019

O Psicodália, festival que acontece no carnaval de 2019 em Rio Negrinho (SC), anuncia o grupo Cordel do Fogo Encantado como mais uma atração confirmada. Os pernambucanos se unem a Elza Soares, Mulamba, Aiace, Cao Laru, Kiko Dinucci, Hamilton de Holanda, Patrulha da Espaço, Soema Montenegro, Azymuth e Anelis Assumpção no line up do evento.

“Foi com imensa alegria que recebemos o convite para participarmos do Psicodália 2019. A expectativa é muito grande e muito boa pois será nossa primeira vez no festival e estaremos levando o nosso novo espetáculo do nosso novo disco, ‘Viagem ao Coração do Sol’”, diz Clayton.

“Viagem ao Coração do Sol” é o quarto álbum do Cordel e marca o seu retorno, depois de um hiato de oito anos. A obra traz canções que ficaram guardadas durante a pausa e composições nascidas no reencontro de Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado (percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz). As músicas seguem a tradição dos títulos duplos da literatura de cordel e dialogam com os sentimentos humanos ao longo de uma história de cinco personagens, que percorrem caminhos, por vezes misteriosos e mágicos, em busca da filha do vento, chamada Liberdade.

“Cordel é um grupo icônico, que fez história na música nacional e, recentemente, retornou à cena com um disco belíssimo. Conhecemos o trabalho deles há anos e sempre esperamos pela oportunidade de, um dia, tê-los no festival. Agora tivemos essa oportunidade e o público com certeza ficará extremamente feliz.”, diz Bina Zanette, idealizadora do festival.

SOBRE PSICODÁLIA

Psicodália é o maior festival multicultural 100% independente do país, que abre espaço para diversos cenários artísticos e culturais. Na música, encontram-se presentes o rock’n’roll e suas vertentes, como e o rock progressivo e o psicodélico, o rock rural, e também estilos como o jazz, blues, mpb, soul, reggae e músicas regionais. Atualmente, o festival é realizado na cidade de Rio Negrinho – SC (120km de Curitiba), e desde 2006, ocorre anualmente no Carnaval, o que faz com que o Psicodália tenha se tornado uma alternativa para quem deseja um programa diferente para esse período. O festival, que está em sua 22ª edição, tem como uma das ideologias o apoio à diversidade, respeito à natureza e conscientização ecológica, e trabalha com um programa de gerenciamento de resíduos onde todo o lixo gerado no festival é destinado. Como uma das alternativas para reduzir a produção de lixo, é oferecido aos participantes copos reutilizáveis, onde é possível servir bebidas com refil. Além disso, o lixo é reciclado e há diversas lixeiras bem posicionadas e sinalizadas. Em quase 20 anos, o festival já soma mais de mil apresentações musicais realizadas. Além dos shows, também são promovidas atividades culturais que envolvem dança, teatro, circo, música, ecologia e saúde, assim como a exibição de filmes e peças de teatro, recreações adulto e infantil, exposições, bazar, entre outros.

Site: http://www.psicodalia.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/psicodaliafestival/
Instagram: https://www.instagram.com/psicodaliafestival/

SOBRE CORDEL DO FOGO ENCANTADO

No ano 1997, em Arcoverde, sertão de Pernambuco, surgiu um grupo cênico-musical, compartilhando o teatro e a poesia oral e escrita dos cantadores e ritmos afro-indígenas da região. E, dessa mistura, nasceu o espetáculo: Cordel do Fogo Encantado. Por dois anos, foi sucesso de público e percorreu o interior pernambucano. Em 1999, o Cordel se apresentou no Festival Rec-Beat, em Recife, e adaptou a narrativa do Fogo Encantado aos palcos de rua. A estreia no carnaval pernambucano chamou a atenção da crítica e, o que era até então sucesso regional, ganhou visibilidade em outros Estados e a condição de revelação da música brasileira. Foi quando a banda consolidou sua formação definitiva com os arcoverdenses José Paes de Lira (Lirinha), Clayton Barros e Emerson Calado, e os percussionistas recifenses, Nego Henrique e Rafael Almeida (do Morro da Conceição). Em 2001, com a produção musical de Naná Vasconcelos, o grupo lançou seu primeiro álbum: “Cordel do Fogo Encantado”. A evolução artística ampliou ainda mais o alcance da banda. Em 2003, o grupo lançou seu segundo registro de estúdio: “O Palhaço do Circo Sem Futuro”, co-produzido pelos próprios integrantes e por Buguinha Dub e Ricardo Bolognine. O álbum foi considerado pela crítica especializada um dos mais inventivos trabalhos musicais produzidos nos últimos anos. Em turnê, seu show ganhou projeção internacional, com apresentações na Bélgica, Alemanha, França e Portugal. Ainda nesse ano, lançou o DVD “MTV Apresenta”. “Transfiguração”, terceiro álbum, foi lançado em setembro de 2006, com produção de Carlos Eduardo Miranda e Gustavo Lenza. Entre os prêmios conquistados pelo grupo estão o de banda revelação pela APCA (2001), melhor grupo nacional pelo BR-Rival (2002), Caras (2002), TIM (2003), Qualidade Brasil (2003), bicampeonato do prêmio Hangar (2002 e 2003) e APCA, como melhor compositor nacional, Lirinha (2006). Em fevereiro de 2010, após 13 anos de trabalho ininterrupto, a banda anunciou a paralisação de suas atividades. No início de 2017, o Cordel do Fogo Encantado voltou a se reunir para a criação do novo disco, Viagem ao Coração do Sol, lançado em abril de 2018. No momento, a banda segue em turnê.

Site: https://cordeldofogoencantado.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CFEOficial/
Instagram: https://www.instagram.com/cfeoficial/

Psicodália @ Rio Negrinho (SC)
Data: de 1º a 6 de março de 2019
Local: Fazenda Evaristo – Rio Negrinho/SC.
Ingressos: A partir de R$ 430,00 (meia-entrada). Os bilhetes estão à venda no site Disk Ingressos, com parcelamento em até 6x sem juros.
https://www.diskingressos.com.br/evento/8626/01-03-2019/sc/rio-negrinho/psicodalia-2019

LEIA MAIS

 

Comentários