Conservatório da UFMG recebe a apresentação do coral ARS Nova

Na última segunda-feira do mês, o Ars Nova – Coral da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retorna ao Conservatório de Música da universidade mineira ​para mais uma apresentação. O foco do grupo neste ano é a música composta no século XX​, divulgando não apenas os compositores brasileiros​, mas também novos repertórios de compositores internacionais, com ênfase em obras ainda consideradas inéditas no Brasil. A próxima apresentação será no dia 25 de julho, às 20h, com entrada gratuita.

Esta é uma maneira de incentivar a produção de novas obras para coral, além de garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo, com suas idiossincrasias, seus contrastes, suas coerências e incoerências.

O repertório tem início com a canção “Ave, Generosa”, ​do compositor norueguês ​Ola Gjeilo (1978) e com texto de Hildegard von Bingen (1098-1179), considerada uma das primeiras mulheres compositoras da história da música. Este moteto, escrito em 2016 para vozes femininas a cappella, se caracteriza por sua delicadeza melódica sem abrir mão da linguagem contemporânea que explora contundentes dissonâncias. Em seguida, o Ars Nova interpreta “Three Madrigals​”, da compositora norte americana Emma Lou Diemer (1927), para coro e piano traz três poemas de William Shakespeare, cada um deles explorado de maneira diferente: harmonias transparentes em “O Mistress Mine, Where Are You Roaming?​”, harmonias pesadas em “Take, O Take Those Lips Away​” e rápidas provocações ao piano em “Sigh No More Ladies, Sigh No More!​”.

A seguir, o coro apresenta “Timor et Tremor, Vinea mes Electa ​e Tristis est Anima Mea”, do francês Francis Poulenc (1899-1963). Esses são, respectivamente, o primeiro e o último dos quatro motetos do ciclo Quatre Motets pour un Temps de Pénitence​, onde o compositor explora dissonâncias dolorosas, estresses cromáticos, pinta quadros com gestos rítmicos e melódicos, numa grande e envolvente alegoria. Após, o moteto estrófico “Corpus Christi Carol”​, do norueguês Trond Kverno (1945), que possui como texto um hino medieval inglês. O significado do texto está relacionado ao Santo Graal, lenda Arturiana que fala sobre o cálice usado por Jesus Cristo, na última ceia.

A apresentação se encaminha para o fim com “My Flight for Heaven”​, do compositor americano Blake R. Henson (1983), e texto do poeta inglês Robert Herrick (1591-1674). Essa obra a cappella fala sobre a busca de conforto no abraço da morte como saída para uma nova vida sem dor, sofrimento, guerra ou fome. E então, o Ars Nova faz uma homenagem a dois compositores brasileiros: Marlos Nobre (1939), pernambucano que compôs “Cancioneiro de Lampião”, ​3 Corais Brasileiros para coro misto a cappella, opus 52, uma trilogia escrita em 1980, com canções baseadas no folclore nordestino, com alusões ao famoso cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião (1898-1938). Com esta obra, nós celebramos os 120 de nascimento e 80 anos de morte de Lampião​. E o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca que, em 1964, fundou o Ars Nova – Coral da UFMG​. O maestro compôs um vasto acervo de peças para coro e inúmeros arranjos de peças do folclore popular brasileiro, sendo sua obra prima a “Missa Afro-Brasileira de Batuque e Acalanto”​, composta em 1971. Dela extraímos o belíssimo Dona nobis Pacem​, para encerrar o concerto desta noite, desejar paz ao mundo e celebrar os 85 anos do Fundador.

Sobre o ARS Nova – Coral da UFMG

Desde 2016, quando passou a ser regido pelo maestro Lincoln Andrade, o Ars Nova tem buscado ampliar a área de atuação do coral e divulgar não só os compositores brasileiros, mas também novos repertórios de compositores internacionais, com ênfase em obras ainda consideradas inéditas em território brasileiro.

É uma maneira de incentivar a produção de novas obras para coral, além de garantir que cantores e público pratiquem e escutem a música de nosso tempo, com suas idiossincrasias, seus contrastes e suas coerências e incoerências, mas acima de tudo, com o registro de uma leitura atual do movimento coral mundial.

Lincoln Andrade

Lincoln Andrade é natural de Leopoldina, Minas Gerais. Mas foi em Brasília onde começou seus estudos em música e iniciou uma sólida carreira como professor e maestro. Possui doutorado em Regência pela University of Kansas, EUA, mestrado em Regência pela University of Wyoming, EUA, e é licenciado em Música pela Universidade de Brasília.

Foi professor e diretor do Centro de Educação Profissional/Escola de Música de Brasília, professor assistente premiado na University of Wyoming, na University of Kansas e na Indiana State University. Foi professor no curso de pós-graduação da Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba. Foi diretor musical do grupo vocal Invoquei o Vocal e regente titular do Madrigal de Brasília e ganhou medalha de prata e medalha de ouro nas categorias coro misto e coro folclore, no Festival Internacional de Coros de Atenas, na Grécia, em 1994. Foi regente assistente do Coro Jovem Comunitário de Kansas City e maestro do Coro Lírico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Foi também o maestro titular do Coral Brasília e ganhou medalha de ouro no Festival Internacional de Coros em Atenas, Grécia, em 2004.

Regeu concertos na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, nos Estados Unidos, Grécia, Hungria, Paraguai, Polônia, Portugal, e Turquia. Foi regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais e regeu concertos como maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra de Câmara Opus. Lincoln Andrade foi o produtor musical, apresentador e entrevistador do programa “Conversa de Músico”, produzido e veiculado durante 12 anos pela TV Senado. É constantemente convidado a ministrar cursos, palestras e workshops sobre regência nos diversos festivais de música pelo Brasil. É professor de regência e coordenador da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG.

concerto ars nova

SERVIÇO

Ars Nova – Coral da UFMG
Data e horário: segunda-feira, 25 de junho, às 20h
Local: Conservatório de Música da UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro, Belo Horizonte, Minas Geras
Ingressos: Gratuito

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