Conheça mais sobre a Banda Groove Minas e seu primeiro EP “Som de Minas”

A banda Groove Minas é formada pelos músicos José Victor (vocal), Guilherme Queijo (guitarra), Tiago Labiapari, (baixo), Ramon Batera (bateria), Ravi (saxofone), Vitor Luna (trompete) e Euler Marinho (teclado). Eles acabam de lançar o primeiro EP: “Som de Minas”.

O vocalista José Victor explica que “a ideia de montar a banda surgiu no final de 2016, mas começamos tocar no início de 2017. Eu e o Lucas Monteiro, nosso primeiro baixista, tínhamos uma banda de reggae, em Ipatinga, a Sativus. Quando viemos para Itabira estudar na Unifei, conhecemos o Guilherme Queijo e, em uma carona aleatoriamente, conheci o Samuel Carvalho (Samu). Assim, começamos a montar um novo projeto focado em trabalhos autorais e lado B de artistas nacionais”.

f3542a02-bfa3-4408-80ac-edef681b39b3

Ele conta que no início de 2017 eles começaram as buscas por outros músicas. Conheceram, assim, o trompetista Vitor Luna (também aluno da Unifei) que passou a integrar a banda. “Nossas primeiras apresentações foram em festas da universidade. Durante algum tempo, tivemos ainda o Arthur Procópio como saxofonista e o Bruno Pinali como baixista. Essa formação foi a mais duradoura: tocamos mais de 2 anos juntos e demos início aos trabalhos autorais da Groove Minas”.

Mas, foi preciso partir – novamente – em busca de novos músicos para o projeto. Assim, chegaram o saxofonista Ravi, o baixista Tiago, o tecladista Euler e o baterista Ramon. Essa passou a ser a formação oficial da banda que criou e desenvolveu as novas músicas autorais gravadas desse EP.

254d7ee8-9854-47b0-ac79-fd015beeb42e

José Victor conta, ainda, que o nome da banda foi dado pouco antes do primeiro show deles. “Não tínhamos nomeado a banda ainda e pensamos ali, de última hora. Batizamos de Groove Minas e fomos participar da 3ª Edição do evento Palco Aberto”.

Assim eles começaram a cair nas graças do público universitário. “Tocamos em festas Universitárias e começamos a ter um crescimento significativo. A partir daí passamos nos apresentar em bares e casas de shows em Itabira João Monlevade e Ouro Preto. Participamos de um Festival de Cervejas em Santa Bárbara; fomos convidados para participar do programa “Prosa Musical”, do Júlio Mengueles; e tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho autoral no Festival Altamente, onde foi gravado nosso Clipe – ao vivo – da música “Tudo Claro”, em parceria com cantor e compositor Yago Rios.

O jovens artistas tem suas inspirações diretamente ligadas a grandes nomes do cenário do reggae, do funk e do soul. As composições passeiam por essas fortes influências, mas flertam com algumas releituras de clássicos envolvendo estes estilos. “Temos, nos últimos tempos, nos inspirado bastante para a produção de novos conteúdos. O processo de composição de uma música se dá de forma bastante natural, às vezes com uma vivência cotidiana, às vezes por uma situação inesperada”, detalha José Victor. É ele, inclusive, o principal letrista da banda, mas o processo de composição envolve alguns dos outros músicos.

Para o EP “Som de Minas”, a banda entrou em estúdio para gravar em live, ao vivo. “Fizemos essa parte no estúdio itabirano Manga. Já nossa produção pós-gravação foi realizada pelo nosso baixista, Tiago Labiapari, e lançada pelo selo dele também”, explica José Victor. “Ao todos são quatro músicas, incluindo uma com a participação super astral de nosso amigo Yago Rios, mais uma vez, na música ‘Tudo Claro’. Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado porque o Yago é um letrista de mão cheia, nos ajudando a criar uma composição que mescla o rap com o nosso reggae”, comenta.

611bbd53-79ea-42f6-9d8b-94a91e65528a

Agora, a banda vai passar por algumas mudanças. Eles se preparam para diversas novidades em 2020, com direito a shows por Minas Gerais e trabalhos em estúdio. “Impossível começar essa nova fase sem contar com o nosso público que sempre tem nos fortalecido para caminharmos com perseverança. Apesar do mercado da música ser tão complexo, o prazer e a energia são recompensadores!”, comemora José Victor.

Quem quiser conhecer conhecer um pouco mais sobre a banda pode seguir os perfis de Facebook e Instagram da Groove Minas. Para ouvir o EP “Som de Minas” completo, basta acessar o perfil deles no Spotify.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras