Com objetivo de revelar novos talentos, Fundação Clóvis Salgado realiza V Concurso Jovens Solistas

A Fundação Clóvis Salgado,por intermédio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), abre novo edital para a realização do concurso Jovens Solistas – Instrumento e Canto. Jovens instrumentistas e cantores líricos selecionados terão a oportunidade de se apresentar com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais em concerto a ser realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes.

Com objetivo educacional e pedagógico, a iniciativa tem a proposta de revelar novos talentos da música erudita ao público, à crítica especializada e ao mercado de trabalho, além de oferecer aos jovens cantores o convívio e a possibilidade de se apresentarem ao lado de Corpos Artísticos profissionais.

Os requisitos básicos para participação nas duas modalidades são a nacionalidade brasileira e a idade máxima. Na Modalidade Instrumento, os candidatos devem ter até 25 anos completos até o dia 14 de setembro de 2016. Já para aqueles que vão concorrer na Modalidade Canto, é necessário ter no máximo 35 anos completos até o dia 28 de setembro de 2016. Os candidatos serão avaliados por duas bancas de seleção.

Interessados podem se inscrever gratuitamente na sede da APPA, na Rua Gabriel Santos, Nº 208 – Bairro Serra, entre às 9h30 e 12h e 13h às 17h30. É necessário portar toda a documentação exigida nos editais, disponíveis no aqui. Para a Modalidade Instrumento as inscrições vão até o dia 25 de agosto e, para a Modalidade Canto, até o dia 01 de setembro.

Sob a regência de Roberto Tibiriçá, os selecionados se apresentarão com os Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado em datas distintas. Na Modalidade Instrumento, os concertos de premiação acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, nas Séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. Já na modalidade Canto, os concertos de premiação acontecem nos dias 27 e 28 de de setembro, nas Séries Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e Sinfônica e Lírico em Concerto.

As modalidades

Instrumentista: o concurso é destinado aos naipes de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), madeiras (flauta, oboé, clarineta, fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e piano. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição, sendo uma de escolha própria e outra selecionada entre os títulos disponibilizados pelo edital.

Para a Modalidade Instrumento, as provas acontecem nos dias 27 e 28 de agosto, no Palácio das Artes. O resultado será publicado no dia 30 de agosto nos sites da APPA e da Fundação Clóvis Salgado.

A banca será composta pelo Maestro Roberto Tibiriçá (presidente); pelo Maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Sérgio Gomes; e pelo coordenador da Escola de Música do CEFART, Maestro André Brant.

Canto: o concurso para Jovens Solistas 2016 na modalidade Canto é destinado aos seguintes registros vocais: soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera, ambas a serem escolhidas pelo candidato.

Para essa modalidade, as provas acontecem nos dias 03 e 04 de setembro, no Palácio das Artes. E o resultado será publicado no dia 05 de setembro nos sites da APPA e da Fundação Clóvis Salgado.

A banca será composta pelo Maestro Roberto Tibiriçá (presidente); pelo Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas; e por Lincoln Andrade, Regente Titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

SERVIÇO

V Concurso Jovens Solistas – Modalidade Músico

Local: APPA (Rua Gabriel Santos, 208, Serra, Belo Horizonte, Minas Gerais)
Inscrições: até 25 de agosto
Informações para o público: (31) 3236-7400

V Concurso Jovens Solistas – Canto

Local: APPA (Rua Gabriel Santos, 208, Serra, Belo Horizonte, Minas Gerais)
Inscrições: até 01 de setembro
Informações para o público: (31) 3236-7400

*Com informações da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

LEIA MAIS

Comentários