Com evento no Campestre, projeto “Tô na Praça” comemora um ano de incentivo ao artesanato e à cultura

Neste sábado, 9 de junho, a Praça do Campestre recebe mais uma edição do projeto “Tô na Praça”. A iniciativa, que completa um ano neste mês, tem se caracterizado como um interessante mecanismo de valorização e difusão do artesanato produzido na cidade. Além disso, tem aberto espaço para as mais diversas manifestações artísticas.

Prova disso é a programação especial montada para a edição de aniversário. O evento começa às 13h com a abertura das barracas e stands de artesanato e ambientação sonora do projeto “Casa de Jah”. Mais tarde, às 15h, tem início uma conversa sobre cultura popular. O bate-papo está sendo organizado pelo coletivo “Mulheres na Praça”, movimento derivado do próprio “Tô na Praça” e que tem objetivo de discutir o que é ser mulher no contexto itabirano.

Após a conversa, é o momento de acompanhar algumas apresentações culturais de grupos populares. Na programação está prevista a participação do mestre de Capoeira Izael Teixeira (São Carlos/SP), Batuque do Barro Preto (Santa Maria de Itabira), Lavadeiras de Ipoema e Marujada de Itabira. Em seguida, às 18h, encerrando o evento, acontece o show do músico itabirano Vinicius Barcelos, que traz canções autorais e interpretações de músicas brasileiras.

“Tentamos manter uma programação de qualidade e diversificada que vai das crianças ao idoso. Nossas tardes de sábado são vazias e temos artesãos incríveis precisando de espaço para mostrar seu trabalho, então juntamos o lazer com o trabalho, saem todos ganhando”, destaca Gabriela Guerra, uma das idealizadoras e organizadora do “Tô na Praça”.

Além dos artesãos, o evento conta com a parceria dos projetos de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira “Sankofa Capoeira” e “Quarta Arte”.

Futuro

Há um ano, quando foi lançado, o “Tô na Praça” contava com um grupo de sete artesãos que buscavam um espaço para expor os seus trabalhos. A solução encontrada foi na ocupação dos espaços públicos e na construção de uma programação que pudesse levar ao itabirano arte, cultura e gastronomia.

De lá pra cá, o grupo cresceu e já conta com mais de 30 artesãos, que o evento todo primeiro sábado de cada mês. A cada edição acumulam novas experiências, fortalecem ainda mais o movimento e quebram barreiras.

“Organizar uma programação legal para conseguir convencer o público sair de casa sempre é um desafio. Muitos reclamam de não ter o que fazer nos finais de semana, mas na verdade a preguiça ainda é maior que a falta de programação. Aos poucos estamos ganhando força e mostrando que vale a pena passar o dia com a gente”, observa Gabriela Guerra.

Agora, o “Tô na Praça” pretende alçar novos voos. A iniciativa foi aprovada no projeto “Start2B”, da faculdade UMA, e deve receber maior auxílio nas questões relacionadas ao empreendedorismo. “Acredito que o evento comece a ter uma equipe mais segura em relação aos seus trabalhos, sobretudo no que diz respeito a preço, qualidade… e a gente descobrindo o que precisa para o evento ficar cada vez mais atrativo”, conta Gabriela Guerra.

SERVIÇO

“Tô na Praça” – Aniversário de 1 ano
Data e horário: sábado, 9 de junho, às 13h
Local: Praça da Campestre (Campestre, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito

LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.