Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, recebe o 11º Encontro Estadual de Museus

“Museus: Planejamento e Gestão em Redes” é o tema do 11º Encontro Estadual de Museus, que será realizado nos dias 23, 24 e 25 de maio (quarta, quinta e sexta-feira), no teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

O encontro promoverá o debate sobre a importância da estruturação dos museus mineiros por meio do Planejamento Museológico, da utilização do Cadastro dos Museus como instrumento de política museológica no Estado e do trabalho em Rede. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas previamente por meio deste link.

O Encontro de Museus é promovido anualmente pelo Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (Semmg), coordenado pela Superintendência de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Esta edição integra as ações do Projeto Consolidação do Sistema Estadual de Minas Gerais, do edital Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Na solenidade de abertura estarão presentes o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, a superintendente de Museus e Artes Visuais e coordenadora do Semmg, Andrea Matos, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, a representante do Ibram/MG, Cláudia Maria Chaves, e o representante do Conselho Regional de Museologia 2ª Região (Corem 2R), Carlos Augusto Ribeiro Jotta.

As atividades terão início na quarta-feira, 23 de maio, com palestra ministrada pela museóloga Maria Ignêz Mantovani e oficina sobre Planejamento Museológico. Será abordada também a experiência do trabalho em rede no Sistema Estadual de São Paulo com o palestrante Luiz Mizukami.

No dia 24 de maio, quinta-feira, representantes do Instituto Brasileiro de Museus falam sobre o Cadastramento de Museus – a plataforma Museusbr e os instrumentos da Política Nacional de Museus.

Gestão em rede é o tema a ser abordado no último dia do encontro. Os palestrantes convidados, Rede Nacional de Identificação de Museus | ReNIM, Rede de Memória das Instituições de Minas Gerais (Remig) e Circuito Liberdade debaterão sobre a experiência de gestão e o fortalecimento do trabalho em rede.

Fechando o encontro, serão realizadas quatro oficinas de Boas Práticas no Circuito Liberdade, com os temas: Acessibilidade e inclusão em espaços culturais, Programação e Comunicação em Rede, Pesquisa de Público e Qualificação do Atendimento e Educação em Museus: Infância e Memória.

O Encontro Estadual de Museus se afirma como espaço de debate e conta, especialmente para a data, com 34 representantes do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus dos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais.

A programação completa do evento está disponível por meio deste link, ou no site da Secretaria de Estado de Cultura – www.cultura.mg.gov.br.

11

*Com informações da Agência Minas.

SERVIÇO

11º Encontro Estadual de Museus
Data:
 quarta-feira, 23 de maio; quinta-feira, 24; e sexta-feira, 25 de maio; sempre das 9h às 18h
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, da Biblioteca Pública de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21,  Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais)
Ingressos: Gratuito 
Inscrições: https://goo.gl/forms/Bmf4UsYPkJdyERNa2

LEIA MAIS

Comentários