Circuito do Sabor 2020, em Itabira, tem a Sorveteria Pinguim como a grande vencedora da 15ª edição

A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Minas Gerais, promoveu na tarde de segunda-feira, 9 de novembro, uma cerimônia para anunciar os vencedores do Circuito do Sabor 2020. O primeiro lugar ficou com a Sorveteria Pinguim, que concorreu ao festival com o prato: Linguiça no pote. A Trattoria di prima conquistou a segunda colocação com o seu Nhoque de batata com ragu de linguiça e o terceiro colocado foi o bar Ipê Rosa, com a Mantinha Mineira.

Diferente dos anos anteriores, a certificação do Circuito do Sabor aconteceu em uma cerimônia com poucos participantes, devido as recomendações das autoridades de saúde, por causa da pandemia da Covid-19. Além dos troféus para os três primeiros colocados na classificação geral, os demais estabelecimentos receberam certificados pela participação, no total oito bares, restaurantes e lanchonetes concorreram ao festival gastronômico este ano, dentre eles: La-Binho, Meet Restaurante e Loung, Restaurante Dona Geralda, Restaurante Dona Tereza e Valentim Empório Cervejeiro.

A presidente da Acita, Cidinha Lana, destacou o grande desafio de realizar o Circuito do Sabor este ano e agradeceu aos participantes, que acreditaram no evento e fizeram a diferença com um festival gastronômico remodelado para atender um novo tempo.

O novo formato do Circuito do Sabor, com sistema delivery, foi pensado para inovar e tornar possível a realização do festival gastronômico em tempos de pandemia. Em 2020 os clientes puderam fazer pedidos e receber o prato concorrente em casa, mas também foi possível servir o prato in loco, após a reabertura dos bares e restaurantes.

O festival gastronômico Circuito do Sabor 2020 aconteceu no período de 25 de agosto à 25 de setembro. O principal objetivo do evento é fomentar a diversificação econômica do município, possibilitando maior geração de emprego e renda na cidade.

Os estabelecimentos participantes foram avaliados pela população, por meio do site www.circuitodosabor.com.br, que foi desenvolvido por uma equipe da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi). A avaliação técnica ficou por conta de um chef de cozinha, que analisou itens essenciais como: sabor do prato, harmonização com o ingrediente obrigatório, atendimento, higiene, condição da embalagem ou apresentação do prato e temperatura do alimento.

LEIA MAIS

Comentários