Chegam às ruas materiais inéditos de músicos itabiranos

O calendário de 2017 segue avançando, mas, antes que chegasse ao final, o mês de maio separou algumas surpresas. Os últimos dias foram agitados no cenário cultural de Itabira com diversos artistas lançando materiais inéditos. E a lista de novas canções e clipes é bastante diversificada e conta com representantes de diversos estilos.

Na sexta-feira, 19 de maio, a musicista Maíra Baldaia subiu ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec, em Belo Horizonte, para lançar o videoclipe de “Insubmissa”. A música, que é uma parceria com a compositora Talita Barreto, integra o álbum “POENTE e Outra Paisagens”, lançado pela ‘cantautora’ itabirana em dezembro de 2016.

A canção marcante discorre sobre temas relacionados à mulher negra, como solidão. A letra destaca a construção social da independência feminina, o silêncio e o despertar para a luta pelos seus direitos. As imagens do clipe foram feitas na mineira Serra do Cipó e trazem em sua composição elementos da cultura afro.

No mesmo dia, o duo Província da Mente – formado por Alex Martins “CLD” e Filipe Melo “Bônus – disponibilizou na internet a sua segunda composição e o primeiro videoclipe. Intitulada “Hemisfério Monocromático”, a música é uma análise das experiências vividas pela dupla e dispara críticas a diversas situações que permeiam o cotidiano dos artistas.

Nascidos em Itabira, CLD e Bônus hoje residem em Ouro Preto, local em que foram capturadas as imagens do webclipe. A transição entre essas duas localidades acaba por trazer um elemento interessante ao trabalho: a poesia que transcorre na história e na paisagem de duas das cidades históricas de Minas Gerais.

 Já no sábado, 20 de maio, foi a vez do grupo Nosso Fulcro lançar a música “Bolo de Limão”. Com uma pegada de MPB e sonoridades do rock, esse é o primeiro trabalho autoral do grupo itabirano. A letra faz uma analogia entre a vida e o quitute comum às mesas de café: fermento para o desenvolvimento pessoal, açúcar para as horas de alegria e o azedo do limão para nos trazer de volta à realidade.

Com esse trabalho, o Nosso Fulcro sai do ambiente em que vinha se notabilizando. O grupo começou a ganhar destaque na cena cultural itabirana com os webclipes que produziam mesclando releituras de músicas nacionais e internacionais com paisagens locais. Agora, estreiam a sua primeira fornada.

 LEIA MAIS

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.