Cerveja na Praça: um evento para entrar no seu calendário mensal

Não falha, todo segundo sábado de cada mês, o evento “Cerveja na Praça” invade a Praça Rui Barbosa, na Esplanada da Estação, em Itabira, com boa música, cerveja artesanal gelada, comidinhas deliciosas, espaço kids e alegria. O evento, organizado por Leonardo de Cássia, da cervejaria Ashby Itabira, o “Cerveja na Praça” já acontece há um ano e meio. “Ele surgiu da necessidade de alguns cervejeiros itabiranos, que trabalham com uma linha mais artesanal, de oferecer um evento voltado para o público apreciador desse tipo de bebida”, explicou Leonardo.

O evento começou com as cervejarias Ashby, Rockpub e Valentina. Leonardo conta que a intenção é agregar ainda mais pessoas que desejem apresentar e comercializar seus produtos para o público assíduo do evento. Além disso, não podem faltar tira-gostos que combinem perfeitamente com as cervejas oferecidas durante o “Cerveja na Praça”. “O pessoal do bar Mirante Cara de Pau são parceiros constantes, assim com a Luana da espeteria Assim Assado que somou muito com a gente. O bacana é que a gente se complementa. O Mirante Cara de Pau, por exemplo, uma linha de espetos especiais feitos pelo Afonso Pedro que é um mestre de cozinha referência na cidade”, reforça Leonardo.

20190209_183104

Leonardo deixa claro que, para a realização do evento, “tem todo um trâmite, muitas vezes mais burocrático, mas que vale à pena. Nós contamos com o apoio do vereador Ronaldo Capoeira que nos apoia demais. Tudo é feito por meio do gabinete dele. Assim, solicitamos à Itaurb a limpeza da praça, aos bombeiros o alvará de utilização do espaço, à Polícia Militar a liberação para realizar o evento e a Transita para o fechamento da rua. Isso sem contar o alvará liberado pela Prefeitura que tem o custo de R$100 (cem reais). Tudo isso é necessário porque a gente quer trabalhar dentro da lei e seguindo as normas”.

20190209_185139

O evento tem sido um sucesso. Além de movimentar o setor cervejeiro da cidade eles também querem inspirar as pessoas a adotarem uma praça, assim como eles fizeram. “Nós recebemos muitos elogios dizendo que depois que adotamos essa praça acabou a criminalidade nesse lugar, fica tudo limpo e bem cuidado. Além disso, temos um retorno muito positivo dos vizinhos e damos a liberdade para eles me procurarem se alguma coisa incomodar”, esclarece Leonardo.

20190209_183650

Fomentar a cultura também é um desejo dos organizadores do evento. Na última edição, que aconteceu no dia 9 de fevereiro, o “Cerveja na Praça” uniu forças com o coletivo de artesãos “Tô na Praça“. “Já tem cerca de um ano que nós tentamos esse encontro. Durante muito tempo, as datas em que a gente organizava nossos eventos coincidiam. Esperamos que esse iniciativa dê muito certo!”, comemorou Leonardo. O pessoal do “Tô na Praça” levou para lá um bazar com roupas, calçados e acessórios, além das mais diversas e lindas peças.

20190209_183755

E, para dar ainda mais charme ao evento, nunca pode faltar a música ao vivo. Leonardo contou que procura sempre convidar músicos e cantores itabiranos para se apresentar no “Cerveja na Praça”. “Eles mudam a cara do evento. É uma forma de apoiar os músicos da cidade. Todo relacionamento, quando ele é uma via de mão dupla, é benéfico para todas as partes. Assim, damos a eles espaço para mostrarem seus talentos e eles nos ajudam a animar o público”, encerra Leonardo.

IMG-20190210-WA0032

Na última edição, a atração musical ficou por conta do cantor James e do baterista Ronan Fabrício. Se quiser ficar por dentro de tudo o que já aconteceu em edições anteriores e não perder as próximas, acompanhe todo pelo facebook da Ashby Itabira.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras