Centro de Itabira recebe o segundo desfile do Bloco Altamente

Em seu segundo ano de existência, o Bloco Altamente invadirá as ruas do centro histórico de Itabira no próximo sábado, dia 15 de fevereiro. a programação do evento começará às 14h e contará apresentações musicais, participações especiais e o desfile do bloco.

O Bloco Altamente é um projeto de formação, criado pelo Coletivo Altamente a partir de cursos ministrados pelo instrumentista Juninho Ibituruna. As aulas reuniram um grande número de adeptos e, assim, foi possível das continuidade à bem-sucedida iniciativa de 2019.

Esse ano, além de integrantes remanescentes, o Bloco Altamente recebeu novos batuqueiros vindos de oficinas gratuitas promovidas em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), durante os meses de novembro e dezembro.

“Percebemos que cada vez mais pessoas, empresas e o próprio poder público vêm reconhecendo o valor do nosso trabalho. Nos últimos seis meses realizamos mais de 20 aulas e ensaios, bem como a produção de material sonoro e audiovisual para os alunos”, explica o jornalista Mário Brito, um dos integrantes do Coletivo Altamente.

6859dcc0-23b1-4267-8f50-6896bef537d6

Para além do pré-carnaval, o Bloco Altamente tem se preparado para oferecer atrações que possam ser vistas ao longo de todo o ano. “Criamos algumas atrações musicais para rodar a cidade e a região, como a “Banda Bloco” que já estreou e vem recebido alguns convites para tocar em eventos”, detalha Mário.

85026395_2662566117348961_1422384084855816192_o

O Bloco Altamente conta com alguns apoiadores importantes para a realização de sua festa de pré-carnaval: Secretarias Municipais de Educação, Turismo e Desenvolvimento Urbano; FCCDA; UNA Itabira; o Método Supera; Natália Veículos; Sorveteria Salada; Casa Gonçalves; Varandinha Buffet Infantil; Vidrarte; Valenet; Escola de Idiomas CCAA e Unimed Itabira. “E ainda contamos com o apoio da AMACENTRO e dos comerciantes e residentes do paredão da Rua Tiradentes, para que pudéssemos colorir um pedacinho do centro histórico de azul e laranja”, completou Mário.

Em 2020, o Bloco Altamente irá homenagear o tambor mineiro, o batuqueiro e a arte produzida por este encontro. Para isso, a programação contará com a presença da DJ Annda Sonora, show com o Trio Conceição e participações da Banda Euterpe Itabirana e do Bloco Careta pros Caretas, do Coletivo Viravoltear, durante o desfile que sairá do largo do Batistinha em direção ao paredão da Rua Tiradentes. Em sua parada final, o bloco se apresenta em companhia dos cantores Matheus Macávima e Rubi Sampa e do instrumentista Saulo Carvalho.

LEIA MAIS

Comentários