Catas Altas promove curso de Empreendedorismo no Artesanato

Catas Altas, em Minas Gerais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promove entre os dias 26 e 29 de abril, o curso “Empreendedorismo no Artesanato”. A atividade partiu da ideia aprimorar as potencialidades das mulheres que participam das oficinas “Bordado”, “Pintura em Tecido” e “Customização” no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A proposta foi desenvolver as habilidades empreendedoras de cada uma e promover a diversificação econômica na cidade.

Durante a semana, as participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica em Brumal, em Santa Bárbara, onde são promovidos dois projetos importantes da região: “Brumal Costura e Arte” e “Tecelãs de Brumal”. A visita proporcionou a troca de experiências e a percepção da prática do funcionamento de todo o processo de costura até o produto final realizado por mulheres empreendedoras.

No encontro com as “Tecelãs de Brumal” foi possível conhecer as máquinas de tear, além de presenciar de perto o ato de tecer e o entrelaçamento dos fios. Além dos depoimentos colhidos e acompanhamento de todo o trabalho, os encontros possibilitaram ainda o estabelecimento dos vínculos comunitários, que é uma das propostas do Cras.

Para completar, na visita a Brumal, as alunas também puderam presenciar o vínculo que as costureiras e tecelãs estão construindo com Catas Altas, já que vários de seus trabalhos estampam as belezas e os patrimônios locais catas-altenses. Entre eles, a Igreja do Rosário, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Bicame de Pedra e Serra do Caraça.

Por fim, os participantes visitaram alguns locais de produção e venda de produtos artesanais em Catas Altas. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Catas Altas.

LEIA MAIS

Comentários