Cantautora itabirana Maíra Baldaia lança DVD no Itaú Cultural em São Paulo

A cantora, compositora e atriz Maíra Baldaia é considerada uma das representantes da boa e nova safra de cantautoras e cantautores do Brasil. Apontada em uma seleção feita pela “Musicoteca” como uma “das incríveis mulheres que estão chamando a atenção e modificando os “tipos” e lugares da música brasileira, ela integra o selo paulista YBmusic e tem construído uma forte identidade com base na afro-mineiridade, na cultura brasileira e nos elementos da contemporaneidade.

O DVD MAIS, lançado esse ano, mostra outra característica marcante de seu trabalho: as composições próprias e a produção coletiva. Maíra explica que “minha banda é formada por instrumentistas que se destacam na cena mineira. Debora Costa, Hadassa Amaral, Veronica Zanella e Camila Rocha são mulheres muito talentosas. No DVD, elas assinam comigo a direção musical. Por isso, é um trabalho feito de forma horizontal e coletiva. As meninas se conectam muito com o que eu desejo falar e levar com minha música e dá muito certo essa parceria entre nós. O resultado sonoro fica com uma identidade muito satisfatória dentro do que eu gostaria de passar com minha música”.

Maíra Baldaia - Gravação do DVD Mais n'A Autêntica © Flávio Charchar
Gravação do DVD Mais – foto Flávio Charchar

E foi em busca e expandir o trabalho que Maíra e sua banda chegam à capital paulista no fim do mês de novembro. “A gente quis trabalhar o lançamento do DVD MAIS em São Paulo porque tivemos a vontade de levar o trabalho para outros cantos do Brasil. A ideia é levar para além das montanhas. Por isso, fizemos o lançamento num espaço muito importante para a cena musical paulista, que é o Itaú Cultural”, explica.

O evento aconteceu no dia 24 de novembro, em parceria com a Navegar Comunicação e contou com as participações especiais de Bia Nogueira, uma cantautora mineira que foi a preparado vocal desse DVD, e a Heloá, cantautora de Aracajú que reside em SP e participou da gravação do DVD em BH.

48379254_2187172608219507_8491581095052050432_nCom Bia Nogueira

A passagem de Maíra por São Paulo resultou ainda numa mini tour de 20 dias. Nesse período, ela se apresentou na Noite YBmusic, na feira de música SIM São Paulo 2018; participou do show da Heloá no Bona e se apresentou  no programa Show Livre. “No geral, essa mini tour foi muito positivo e trouxe resultados muito espaciais para nós”.

Sem títuloGravação do Programa Show Livre

Maíra encerrou o ano de 2018, nesse domingo (16), no evento Noite Misturada. “Foi uma noite apresentada por mim e pelo Octávio Cardozzo, em que cada uma de nós convidou mais sete artistas da cena musical de BH. Foi uma noite de festa e celebração para encerrar o ano com arte e resistência. É uma forma de nos prepararmos para entrar em 2019 com vontade e gana para continuar fazendo arte, independente de como estiver o cenário político e cultural. Acredito que um dos caminhos mais possíveis para a transformação é através da arte e das poesias. Então, encerro meu ano com música”, conta.

Em 2019, Maíra reforça a circulação do DVD MAIS. “Vou levá-lo para a Europa, lançar em Portugal, que é minha segunda casa, onde tenho um público muito legal e cada dia maior”. Além disso, vem um segundo disco que já está em pré-produção. “A gente segue fazendo arte independente com amor e resistência”, encerra.

LEIA MAIS

Comentários

Tatiana Linhares. Muitas. Jornalista. Mineira. Tatuada. Outono e primavera. Pão de queijo. Livros. Música. Revistas. Cinema. Teatro. Futebol. Cruzeiro. Viagens de carro. Areia e mar. Esmalte colorido. Cerveja gelada. Família grande. Incontáveis amores. Paixonites agudas. Saudade. Simplicidade. Palavras