Câmara Municipal inicia legislatura em 2017 apresentando projeto que lembra os 30 anos da morte de Drummond

Na terça-feira, 07 de fevereiro, a Câmara Municipal de Itabira (CMI) deu início aos seus trabalhos em 2017. Na primeira reunião desta legislatura, foi apresentado pelo vereador Paulo Soares de Souza (PRB) o Projeto de Lei Municipal 01/2017, que institui o mês de agosto como período de homenagens ao poeta Carlos Drummond de Andrade. O ano de 2017 marca 30 anos da morte do escritor itabirano.

O Projeto de Lei, que foi lido em plenário, cria o mês “30 Anos sem Drummond”. O período foi escolhido por Paulo Soares por coincidir com a data de falecimento do poeta, cronista e jornalista, ocorrido em 17 de agosto de 1987 no Rio de Janeiro. Na justificativa anexa à proposta, o vereador destaca que o momento é de recordar as memórias e o trabalho de Drummond.

“O período compreendido entre 1987 e 2017 tem significado especial para o Brasil, sobretudo, e, especialmente, para o município de Itabira. Corresponde a 30 anos da morte do poeta, cronista e jornalista Carlos Drummond de Andrade. Este marco histórico, ao contrário de conceber ausência, é motivo de celebração, pois, cada vez mais, a presença dele se faz mais forte na literatura e no coração do povo brasileiro”, destaca Paulo Soares.

A aprovação da matéria depende, agora, da análise das comissões temáticas da Câmara Municipal, que ainda estão em definição, ou da apreciação de uma comissão provisória. A previsão é de que o texto seja apreciado ainda nesta semana e liberado para votação já na próxima reunião do legislativo, que acontece na terça-feira, 14 de fevereiro.

01
O vereador Paulo Soares é autor do projeto de lei que institui agosto como o mês “30 Anos sem Drummond”.

Memória

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira no dia 31 de outubro de 1902. Formado em Farmácia, Drummond nunca exerceu a profissão e acabou enveredando pelo jornalismo. Depois, assumiu funções como servidor público, o que o levou a mudar para o Rio de Janeiro em 1934 – onde consolidou sua carreira, tanto como escritor quanto no serviço público. O poeta veio a falecer no dia 17 de agosto de 1987 na capital fluminense.

LEIA MAIS

Comentários