O projeto itabirano La Trupe Associação Cultural, Esportiva e Educacional (LACE) tem como objetivo usar a cultura e o esporte como mecanismos para alegrar, divertir e entreter as pessoas. As ações e intervenções do grupo já passaram por hospitais, asilos, creches, escolas e outras iniciativas sociais.
Diante desse trabalho voltado à comunidade, o vereador Rodrigo Assis “Diguerê” (sem partido) entrou com um projeto de lei na Câmara Municipal de Itabira (CMI) que declara a La Trupe como de utilidade pública — o texto pode ser votado pelos vereadores já na próxima reunião ordinária, que acontece na terça-feira, 20 de março.
Caso a matéria seja aprovada, a La Trupe passará a contar com uma espécie de certificado que comprova a existência da entidade e de que ela realiza trabalhos de interesse social. Com isso, o grupo se torna apto a pleitear e receber verbas públicas para apoiar seus projetos e melhorar sua estrutura de atuação.
Em 2018, a La Trupe completa dez anos de atuação em Itabira. Atualmente, o projeto atende 150 crianças, mas tem a meta de dobrar o número de pessoas assistidas. Essa expansão passa por atividades esportivas associadas ao basquete e a declaração de utilidade pública é importante nesse processo.
LEIA MAIS
- Campanha “Leitura na Praça”, do Rotaract Itabira, recolhe livros para comunidades locais
- Produzido, gravado e distribuído de maneira sustentável, “Carta da Terra”, do grupo Laranja Oliva, chega às ruas
- Inspirada em Nelson Mandela, pernambucano Maciel Salú lança “Liberdade”
- Exposição e lançamento de livro movimentam a II Semana do Artesão Mineiro