Brasil é o país de destaque no Make Music, campanha mundial de incentivo à música

O Make Music Brasil terá em junho uma semana de celebração musical e incentivo ao ensino de música Apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecerão em todo o país

O Brasil entra na rota de uma campanha mundial que incentiva o ensino e aprendizagem da música em múltiplos espaços: o Make Music. Lançada inicialmente na França com a Fête de la Musique, a iniciativa se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma, atuando como facilitador para as pessoas que querem aprender música, bem como participar de uma campanha para a importância dessa atividade cultural na vida das pessoas.

Em mais de 800 cidades em 120 países, o Make Music acontecerá num único dia, 21 de junho. Mas, no Brasil, o evento terá uma semana dedicada à celebração da música. A iniciativa brasileira é realizada pela Anafima, com recursos da NAMM Foundation e cooperação do escritório da UNESCO no Brasil.

De 18 a 24 de junho, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

Músicos, professores de música, escolas, universidades, conservatórios, núcleos culturais, igrejas, lojas de instrumentos, entre outros, se oferecem voluntariamente para ministrar aulas gratuitas e levar os ensinamentos aos interessados. As aulas serão presenciais, em local a ser escolhido pelo ministrante, ou online. As inscrições para participar já podem ser realizadas pelo www.makemusicbrasil.com.br.

No site estão disponíveis o media kit para divulgação e orientações importantes, como os locais sugeridos para as aulas presenciais. Há, ainda, a possibilidade de promover apresentações alusivas à semana Make Music Brasil, com o intuito de atrair novos públicos para o universo musical.

Seguindo o espírito de celebração, a organização do Make Music Brasil sugere locais variados para os eventos em cada cidade, desde os centros de artes, museus, teatros, igrejas e salas de concerto, até espaços ao ar livre, como parques e estacionamentos, sem descartar alternativas como bares, cafés, restaurantes, centros comerciais, hospitais, creches e asilos.

Importância do ensino de música

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Iniciativas como o Make Music Brasil se tornam ainda mais importantes tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas brasileiras, e a maioria dos estudantes não tem acesso aos seus fundamentos.

“A UNESCO no Brasil acredita que, ao utilizar Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC), a iniciativa da Anafima colabora com o acesso a bens e serviços culturais, e pode contribuir para ampla disseminação de conteúdos culturais produzidos e consumidos. Esta também é uma forma de promover a diversidade cultural”, explica o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Soares. “A iniciativa também vem ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da ONU, cujo foco é a construção de infraestrutura resiliente e o fomento da inovação, sobretudo por meio das TIC. Isso gera impactos positivos e duradouros para a educação, a cultura, a economia, a inclusão social e a proteção ambiental”, complementa.

“O Make Music Brasil representa uma inovação no processo de engajamento das pessoas e instituições com a educação musical no Brasil. A iniciativa utiliza as tecnologias digitais e redes sociais para aproximar todos às mais diversas formas de aprender e fazer música na contemporaneidade. A diversidade e a inovação musical são marcas registradas do Make Music Brasil. Venha fazer parte dessa comunidade!”, afirma Liane Hentschke, diretora de Educação Musical da Anafima.

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