Itabira, historicamente, é uma cidade carnavalesca. Mas nas últimas décadas os confetes e serpentinas foram perdendo espaço nas ruas locais. Porém, a folia momesca vem sendo resgatada com o surgimento de novos movimentos. No último final de semana, o bloco Madalena não Gosta de Poema agitou os foliões itabiranos. Agora é a vez do bloco República do Zé Bandarra da Rua de Baixo fazer a festa. O desfile acontece no sábado, 3 de fevereiro, com concentração na rua dos Operários, a partir das 16h.
A abertura oficial da folia momo será na praça Nico Rosa, também na região central, às 15h. Logo depois tem a chegada do bloco Família Soares – organizado pelo vereador Paulo Soares (PRB) e seus parentes – e show com Nandy Xavier.
Mais tarde a corte do Zé Bandarra se reúne na rua dos Operários e o cortejo começa às 16h45. Os foliões, acompanhados da banda Arco-Íris, seguirão em direção do Largo do Batistinha, onde se reunirá com outros blocos. Depois seguem para o paredão da rua Tiradentes. Às 19h30 tem show com Genésio Reis.
Para alegrar a festa, o cortejo será acompanhado por dois grandes bonecos: um do Zé Bandarra e outro representando os carnavalescos da Escola Mocidade Independente da Belinha, do bairro Bela Vista. A confecção dos bonecos ficou por conta do artista Itabira Sérgio Diaz. A folia está programada para acabar à meia-noite.
LEIA MAIS
- Carnaval de Belo Horizonte contará com o cortejo de 550 blocos de rua
- Ecofolia 2018 retorna ao Parque do Limoeiro com programação diversificada
- Blocos e bandas animam o Carnaval em Nova Era
- Folia na praça e blocos caricatos animam o Carnaval em Ipoema. Confira a programação!