Biblioteca Pública Estadual, em Belo Horizonte, abre edital de ocupação de suas galerias e passarela

Projetar artistas, apoiar as artes visuais e democratizar o acesso da população à cultura. Essas são algumas das premissas do edital de ocupação das galerias Paulo Campos Guimarães e Passarela Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Bibliotecas e Suplemento Literário, a iniciativa abarca seis propostas a serem selecionadas para dar origem ao calendário de exposições de 2018.

Os projetos devem conter trabalhos ligados às artes visuais, como desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, pintura e novas mídias. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 9 de outubro a 22 de novembro.

Os interessados podem se inscrever presencialmente na Biblioteca ou enviar toda documentação via Correios. O edital pode ser acessado aqui e a ficha de inscrição neste link. Outras informações no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br.

Edital

Voltado para artistas de todo o país, o edital é uma forma de ampliar o contato dos leitores com obras de artistas contemporâneos, favorecendo a interação e a interlocução da literatura com as artes visuais.

“Trazer artistas para dentro das galerias da Biblioteca proporciona que o leitor também fique exposto a outras formas de linguagem, possibilitando uma ampliação da experiência em um espaço usualmente destinado à leitura”, aponta o coordenador dos Espaços de Arte da Biblioteca, Ricardo Girundi.

De acordo com a diretora de Extensão e Ação Regionalizada, Gildete Veloso, a ação é uma forma de propiciar a artistas brasileiros a oportunidade de expor durante 30 dias em um ambiente em que circulam mensalmente aproximadamente 30 mil pessoas.

“Nos equipamentos que compõem o Circuito Liberdade nós somos o segundo lugar em termos de audiência. A visibilidade na Biblioteca é muito grande e isso é importante para o artista e para o público que circula dentro dos nossos espaços. Democratizar o acesso à cultura é uma das missões deste edital” avalia Gildete.

Serviço

Edital de ocupação das galerias Paulo Campos Guimarães e Passarela Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Período de inscrições: 09/10 a 22/11/2017
Inscrições: presenciais ou via correios
Local: Biblioteca Pública Estadual (Praça Da Liberdade, 21, Funcionários; Cep: 30140-010 – Belo Horizonte, Minas Gerais)
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Instruções para postagem pelos correios:

Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais
Diretoria de Extensão e Ação Regionalizada
Recursos – Edital para Ocupação das Galerias de Artes Visuais da Superintendência de Bibliotecas Públicas E Suplemento Literário/Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais –Edição 2017
A/C: Ricardo Girundi
Praça Da Liberdade 21 – Funcionários; Cep: 30140-010 – Belo Horizonte/MG

*Com informações da Agência Minas.

LEIA MAIS

Comentários