Banksy surpreende mais uma vez com performance na Bienal de Veneza

O artista de rua mais misterioso da atualidade, conhecido pelas performances inesperadas e memoráveis, atacou mais uma vez. Durante a Bienal de Veneza, na Itália, Banksy marcou sua presença. Ele postou um vídeo em sua conta no Instagram, canal usado por ele oficialmente, mostrando um homem exibindo uma série de pinturas que, juntas, compunham a cena de um imenso navio de cruzeiro bloqueando a cidade.

Teoricamente, o artista do vídeo seria Banksy, já que o rosto dele permanece escondido. Na legenda ele disse “Montando minha tenda na Bienal de Veneza. Apesar de ser o maior e mais prestigiado evento de arte do mundo, por alguma razão nunca fui convidado”.

Muita especulações fazem que crer que ele realmente passou para cidade dos canais. Como nunca foi convidado para fazer parte da Bienal que acontece na cidade, ele montou uma barraca típica dos artistas de rua locais em uma das praças mais populares de Veneza.

A série de quadros intitulada Venice in Oil, tem tom crítico de todas as suas obras e aborda a questão dos grandes navios de cruzeiro que atracam em Veneza e que vem aumentando a tensão entre os venezianos e a indústria do turismo há anos.

Representando um enorme risco de conservação para a cidade, afetando o ecossistema local e erodindo os bancos do canal, essas embarcações enormes transportam um grande número de visitantes anualmente, com um número estimado em mais de 30 milhões de visitantes a cada ano.

LEIA MAIS

Comentários