Banda Mirim apresenta “O Menino Teresa” na série série “Crianças” no #EMCASACOMSESC

Peça da Banda Mirim propõe discussão sobre gênero com delicadeza e humor; programação voltada a pais e filhos acontece todos os sábados, ao meio-dia, com transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo e no Instagram do Sesc ao Vivo

A Banda Mirim, premiado grupo paulistano que realiza espetáculos para o público infantil desde 2004, é a convidada deste sábado, 15, na série Crianças #EmCasaComSesc. No ar há mais de dois meses, a série já trouxe doze apresentações para uma audiência de mais de 40 mil visualizações. O espetáculo apresentado será O Menino Teresa, no qual duas integrantes da Banda Mirim dividem a cena: a atriz Cláudia Missura é Teresa, uma menina pronta para desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino, e a compositora e instrumentista Tata Fernandes, que executa as canções, interpretando a Sra. Cabeçuda, uma amiga imaginária da protagonista. A apresentação começa ao meio-dia, com transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube.

Escrito e dirigido por Marcelo Romagnoli, O Menino Teresa busca o desvendamento do masculino, propondo com delicadeza e humor uma discussão sobre gênero. Vencedor dos prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Cenário e FEMSA de Melhor Atriz e Melhor Cenário, o espetáculo estreou em 2007 e continua sendo um dos mais populares do repertório do grupo. A peça propõe uma brincadeira de caça ao tesouro, onde a heroína organiza uma expedição – no melhor estilo Indiana Jones – e segue para o quarto escuro e abandonado dos meninos. Com uma vela na mão e na outra um mapa, Teresa aparece em cena com suas dúvidas e certezas, pensamentos e atitudes sobre as questões de gênero.

O espetáculo, realizado de maneira delicada e intimista, busca também o reencontro da menina com a figura paterna. Os mistérios do outro sexo são tratados de forma divertida e suave, onde vale mais a diversão. Teresa descortina um mundo em que há mais igualdades do que diferenças – sempre anotando tudo no caderninho que leva no bolso, no qual faz um detalhado “placar” entre os sexos. Trazendo os desafios da infância em investigar o mundo, o outro e a si mesmo, O Menino Teresa é um convite para falar sobre a identidade, discutir os padrões ou a falta deles.

A Banda Mirim é composta por doze artistas e vem se destacando, desde 2004, no cenário nacional de espetáculos para crianças e jovens, com musicais combinando linguagens de teatro, música e circo. Eleita pela APCA com o Grande Prêmio da Crítica em 2014, vencedora do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2014 e finalista do 26º Prêmio da Música Brasileira, a trupe comemora 16 anos de trajetória em 2020 e vem realizando atividades artísticas e formativas voltadas para toda a família. O grupo contabiliza mais de 200 mil espectadores, mil apresentações, 4 CDs, 5 DVDs, 3 livros, 3 especiais para TV, 2 revistas, série em jornal e mostras de repertório.

LEIA MAIS

Comentários