Artista Artur Moreira desenvolve projeto de revitalização paisagística em Nova Era

Uma ideia na cabeça, força de vontade e disposição é o que basta para que projetos possam ganhar vida. E é exatamente isso que o designer e artista plástico mineiro Artur Moreira tem feito. É por meio dos seus esforços que o bairro Colina, em Nova Era, vem vivendo uma transformação paisagística, que está dando uma nova imagem para espaços que até então estavam esquecidos.

Artur_Moreira_Nova_Era_02Natural de Governador Valadares, Artur Moreira foi criado na mineira Nova Era. Mas atualmente reside em Ironbound, parte histórica de Newark, New Jersey, nos Estados Unidos da América (USA). Porém, mesmo essa distância não impede que o artista se dedique a promover mudanças na cidade que o acolheu – transformações que vão além da paisagem e trabalham a consciência coletiva.

Tudo começou quando o artista percebeu que uma área no bairro Colina, próximo à rua Calcedônia, estava suja, poluída e sendo usada como ponto de encontro para usuários de drogas. Assim, teve a ideia de transformar o local com a criação de jardins comunitários, plantio de árvores, conserto de calçadas e pinturas de estruturas. “Foi simples: tive a ideia e logo coloquei em prática. Sou assim: penso, projeto e executo”, explica Artur Moreira.

O conceito do projeto é revitalizar praças e espaços públicos que até então estavam inutilizados tanto pela população quanto pelo poder público. Para financiar essa ideia, Artur Moreira separa 20% do lucro que obtém com o seu trabalho para investir em projetos sociais. Com esse planejamento, já são dois anos custeando ações no bairro Colina. “Esse foi o meu primeiro projeto em Nova Era. Mas acredito que outros vão acontecer, não só em Nova Era, mas em todo Brasil”, conta.

Esse tipo de trabalho segue um conceito que vem dando resultado em diversas outras localidades e países. A população se junta para criar e conservarArtur_Moreira_Nova_Era_04 espaços comuns com intuito de promover maior interação com o meio ambiente e garantir melhor qualidade de vida. Após os investimentos feitos no bairro Colina, resta à comunidade dar prosseguimento à preservação do local, inclusive cuidando dos jardins e plantas.

“Todos sabem que cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro, da qualidade de vida que pretendemos ter, e, quando se trata da natureza, é mais especial ainda. Será um trabalho que irá atingir várias gerações e também servirá para conscientizar crianças, jovens e adultos para sempre cuidarem do que é nosso e o melhor sem custo”, reflete Artur Moreira.

Ao redor do mundo
A filantropia faz parte da rotina de Artur Moreira. Depois que o Nepal foi atingido por dois terremotos – um no dia 25 de abril e outro em 12 de maio
–, e que matou mais de oito mil pessoas, o artista deu início a um trabalho para ajudar os sobreviventes e a reconstruir o país.

12002312_10207053763169945_8856934626826687025_nPara angariar recursos para esse projeto, o artista vendeu camisas, recolheu doações e promoveu um jantar beneficente em Ironbound, nos USA. Inicialmente o objetivo era conseguir US$ 10 mil. Ele conseguiu chegar à soma de US$ 11.100 com a ajuda de 283 pessoas. Artur Moreira embarcou no dia 10 de setembro para o Nepal e desde então está no país construindo casas e escolas.

Saiba mais

Artur Moreira é criador da página de humor, humanidade e filantropia “Amigo do Eike Batista”, lançada em 2011, além de atuar com decoração e restauração de interiores. Seu trabalho pode ser conferido no Facebook e em seu website.

Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.