“Mineiridades” é um convite à população para explorar as riquezas e a história de Minas Gerais. A exposição fica em Santa Bárbara até 1º de novembro, aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Desde o dia 4 de outubro, o Memorial Vale Itinerante está em Santa Bárbara, Minas Gerais, no Museu Antoniano, com a exposição “Mineiridades”. O espaço ganhou painéis interativos, bem como áudios e vídeos que retratam partes da história de Minas.
Na entrada, o visitante já é envolvido por um aroma diferente e recebe um convite a passear em um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura. As bonecas de palha, feitas por meio de uma linha de artesanato bem característica do Município, mais precisamente de Brumal, também são anfitriãs, logo no início da exposição, abrindo as portas com a nossa história.
“Mineiridades” ainda tem espaço para o artesanato e o vestuário do Vale do Jequitinhonha, com destaque para as “Semaninhas”, um conjunto de sete peças bordadas para lembrar a dona de casa as tarefas dos sete dias da semana.
Além disso, as fazendas mineiras, o barroco mineiro e os caminhos de Minas estão contemplados com paineis de áudio e vídeo. Este último, dividido em quatro, sendo eles, Caminho dos Currais de São Francisco, um dos mais antigos de acesso às minas, ligando as fazendas de gado da beira do rio das Velhas e do São Francisco ao porto de Salvador; Caminho Velho, primeira rota de abastecimento da região das minas; Caminho do Mato Dentro, ligava Vila Rica à única região mineradora capaz de produzir diamantes; e Caminho Novo, criado para reduzir o percurso entre o Rio de Janeiro e a região mineradora.
A exposição contempla, ainda, as celebrações mineiras, numa espécie de altar, gavetas com recortes da história de Minas Gerais, uma sala que fala sobre o minério e outro espaço interativo que proporciona uma viagem sobre a mineração, com curiosidades. Neste local, o visitante interage com uma realidade virtual, enxergada através de um óculos tecnológico, seguindo os comandos passados por meio de um fone de ouvido e utilizando as próprias mãos.
SERVIÇO
Exposição “Mineiridades”
Data e horário: a mostra vai até quinta-feira, 1º de novembro. Ela pode ser visita de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Museu Antoniano (Santa Bárbara, Minas Gerais)
Ingressos: gratuito
LEIA MAIS
- Ser vegano vai muito além da alimentação
- Anelis Assumpção e Teto Preto engrossam o coro de mulheres no festival TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov 2018
- Com palestras, oficinas e apresentações culturais, Semana do Turismo e da Música de Itabira promove reflexões sobre economia criativa
- Clau Vianna: pronta para ganhar o mundo