Alunos do Premen apresentam o “Sarau do Samba”

Sem querer contradizer o grande mestre Noel Rosa que afirmava, em 1933, que “Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio”, os alunos da Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen), em Itabira, vêm realizando no decorrer de 2016 um projeto relacionado ao centenário do samba. Intitulado “Sarau do Samba – 100 Anos de História”, a iniciativa contempla elementos como música, artes visuais, literatura e história. Na manhã de sexta-feira, 18 de novembro, o projeto foi apresentado na Fazenda do Pontal para um grupo de professores.

Idealizado e desenvolvido pelo professor Nélton Assis, o projeto envolve os alunos do 2º ano do ensino médio matutino e acontece paralelamente às aulas de História. O trabalho é acompanhado pela supervisora Rita de Cássia Dias e conta com todo apoio e incentivo da diretora Marlucy Faria de Souza.

Entre os vários objetivos do projeto, é destacado o desenvolvimento da valorização de elementos culturais na formação da identidade cultural do nosso povo e percepção sobre a diversidade cultural agregada nesse processo de formação. A iniciativa também oportuniza o acesso à informação e a vivência de se conhecer e contar a história através de várias possibilidades.

O Sarau foi formatado a partir de pesquisa bibliográfica, leituras de textos, audições de músicas, observação de vídeos e obras de artes que retratam o tema, ensaios musicais e produção de pinturas.

Durante as atividades os integrantes do grupo preparam uma apresentação musical mesclada com texto informativo sobre a história do samba e uma exposição de arte que traz obras que ilustram os sambas trabalhados. A apresentação musical conta com músicas como “Pelo Telefone”, atribuído à Donga e Mauro de Almeida (o primeiro samba gravado no Brasil), “A Voz do Morro”, do grande Zé Kéti, com a bossa nova “Garota de Ipanema”, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes (uma das dez músicas mais gravadas do mundo), entre outras.

Entre as apresentações previstas, uma acontecerá no campus da Unifei – Itabira no dia 22 de novembro – quando se celebra o dia da música –, dentro da programação da semana da música organizada pelos coordenadores do projeto “4ª Arte”.

04
Os alunos do Premen apresentaram o “Sarau do Samba – 100 Anos de História” para um grupo de professores na Fazenda do Pontal.

LEIA MAIS

Comentários