Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto lançam nova versão de “La belle de Jour”

Videoclipe será lançado oficialmente na segunda-feira, 21 de dezembro, às 18h, nas plataformas digitais

Após o sucesso dos lançamentos de ‘Anunciação’ e Tomara’, canções que foram escolhidas para fazer parte do projeto inédito ‘Valencianas em casa’, Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença anunciam uma nova faixa. Desta vez, o público pode conferir o lançamento oficial de “La belle de Jour”, releitura de um clássico que foi adaptado para a realidade de isolamento social imposta pela pandemia do Covid-19. O projeto Valencianas em Casa, tem o propósito de levar a beleza da musicalidade mineira e pernambucana para o público em casa dividido em três atos.

Com o patrocínio e oferecimento da Rede – uma empresa Itaú, o lançamento do terceiro ato acontece na próxima segunda-feira, 21 de dezembro, nas plataformas digitais da Orquestra Ouro Preto e, também, nos canais oficiais do cantor Alceu Valença.

“La belle de Jour” é um renomado clássico de Alceu no panorama da música nacional e reconhecido também internacionalmente. A canção possui uma letra carregada de história, um romantismo francês idealizado, misturado com lembranças e frescor da Praia de Boa Viagem, em Recife, cenário que virou inspiração para o artista; Relembre um trecho: “[…] Eu lembro da moça bonita / Da praia de Boa Viagem / E a moça no meio da tarde / De um Domingo azul / Azul era Belle de Jour / Era a bela da tarde / Seus olhos azuis como a tarde / Na tarde de um Domingo azul / La Belle de Jour […]”.

Musicalidade Perene

A música integra o disco Valencianas I, lançado em 2014, que arrematou todos os aplausos de público e crítica desde então, circulando por todo o Brasil e exterior. A partir de Valencianas, a música de Alceu Valença estabeleceu um diálogo definitivo com a música de concerto e expandiu ainda mais seu alcance e suas possibilidades. O arranjo, para cordas, percussão e banda, escrito por Mateus Freire, estabelece a ponte entre as sonoridades do nordeste profundo e o barroco mineiro de Ouro Preto, o lar da orquestra. A direção de cena do concerto é de Paulo Rogério Lage.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, “existe uma perenidade na musicalidade da orquestra, pois além da ideia de lançar um projeto ou de apresentar um concerto, trabalhamos também na memória afetiva, na experiência de um momento, na versatilidade de sons e de facetas que envolvem a beleza orquestrada. Mergulhar na obra de Alceu, em período de pandemia, é mostrar a profundidade de uma obra com um olhar para pessoas, sentimentos, corações”, diz o maestro.

SERVIÇO

Lançamento Valencianas em Casa – Música “La belle de Jour”
Artistas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Data e horário: segunda-feira, 21 de dezembro, às 18h
Onde: Instagram, Facebook e YouTube da Orquestra Ouro Preto | Instagram, Facebook e YouTube Alceu Valença

LEIA MAIS

Comentários