Afrofuturismo no cinema é tema do Cinematógrafo nesta sexta-feira, na Rede Minas

Programa ainda traz mais novidades como a crítica do filme “Rapsódio para o Homem Negro” e a trilha sonora de “São Bernardo”

Em 2018 foi lançado o filme “Pantera Negra”. Campeão de bilheterias, recebeu diversas indicações ao Oscar, sendo premiado em três categorias. A construção do filme traz mais que uma ficção: o afrofuturismo. Ligado a diversos segmentos artísticos, esse movimento ganhou destaque no cinema e está na tela há cerca de 50 anos. Esse é o tema do programa Cinematógrafo, da Rede Minas, de sexta-feira, 17 de janeiro.

Para falar sobre o Afrofuturismo, a equipe do Cinematógrafo conversou com a multiartista e pesquisadora Zaika dos Santos. No programa, ela revela esse universo que traz o negro como protagonista em enredos ricos de abordagens tecnológicas, científicas, sem deixar de lado a herança africana. No quadro Drops, o jornalista e apresentador Fernando Tibúrcio ainda traz a crítica do premiado curta brasileiro “Rapsódia para o homem negro”, de Gabriel Martins. Na obra estrelada por Sérgio Pererê, questões políticas e raciais também são tratadas na trama.

As trilhas sonoras têm destaque no programa, no quadro Soundtrack. Na atração, os holofotes e auto-falantes estão voltados para “São Bernardo”, filme de Leon Hirszman inspirado em um romance de Graciliano Ramos. As músicas são de Caetano Veloso, que deu som e voz à película. O resultado foi uma “trilha que cria emoções e potencializa a obra”, como define o jornalista e documentarista Leandro Lopes, que fala sobre o filme.

Essas são algumas das novidades do Cinematógrafo que vai ao ar na sexta-feira, 17 de janeiro, às 20h30, pela Rede Minas. O programa também pode ser acompanhado pela Internet, no site da emissora: redeminas.tv.

Site Rede Minas — Especial Gêneros Cinematográficos

A Rede Minas criou um conteúdo especial para os amantes do cinema, no site da emissora. Os fãs da sétima arte têm acesso a informações e curiosidades sobre os gêneros cinematográficos, tema da temporada anterior do Cinematógrafo. Na página, os internautas conferem vídeos e textos que prometem agradar a todos os gostos. Para acessar, basta entrar no link: http://bit.ly/generoscinematograficos.

SERVIÇO

Cinematógrafo
Apresentação: Fernando Tibúrcio
Data e horário: sexta-feira, 17 de janeiro, às 20h30

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Rede Minas

LEIA MAIS

Comentários