A cantora mineira Sol Bueno se apresenta em Encontro de Cantautores Latino-Americanos no Peru

Na terça-feira, 10 de outubro, a cantora e compositora mineira Sol Bueno embarca para Arequipa, no Peru, onde participará do “Dándole Cuerda – VII Encontro de Cantautores Latino-Americanos”. A musicista irá realizar apresentações musicais, em diversos palcos e teatros divulgando seu novo CD, “Poeira Dançante”, lançado em maio deste ano, em Belo Horizonte. O álbum é composto por canções autorais que focam em paisagens sonoras do interior e cerrado mineiro.

Realizado através de financiamento coletivo, “Poeira Dançante” tem sido bem recebido pela crítica especializada e a cantautora apontada como um dos expoentes da nova música mineira, junto a outras cantoras de sua geração.

Será o primeiro ano que o Brasil será representado no festival. Sol Bueno e Giacarlo Borba, do Rio Grande do Sul, serão as vozes brasileiras no “Dándole Cuerda”. O convite aconteceu a partir de avaliação prévia do trabalho  por uma curadoria do evento, em articulação com o Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, do qual Sol é integrante e faz parte do conselho gestor.

O evento propõe apresentar novos expoentes da música na América Latina, além de promover a integração entre os cantores e compositores latino-americanos e trazer ao público a experiência pessoal de cada um deles como agente cultural de sua origem.

O evento acontecerá nos dias em 11, 12 13 e 14 de outubro, em Arequipa, e, neste ano, será realizado pela Secretaria de Educação e Cultura daquele município em parceria com a Universidade Nacional de San Agustín. “Dándole Cuerda” é um festival autogestionado por cantautores de todos os países participantes, buscando sustentar uma rede de apresentação de trabalhos e trocas musicais dentro da América. Sol Bueno ainda tem uma agenda cultural pós evento em articulação e formação de rede com os artistas e produtores integrantes da proposta.

Dándole Cuerda é um movimento que reuniu até agora 43 cantores latino-americanos de 09 países do continente: Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Costa Rica, Uruguai e Venezuela.

“Inaugurar o primeiro ano de integração do Brasil nesta proposta, e poder apresentar meu trabalho autoral como também um retrato dinâmico da realidade dos povos latino americanos, no tempo e espaço geográfico que me tocou viver é uma oportunidade rica. O convite abre portas para o fortalecimento da cadeia produtiva musical e para a composição autoral feita pelas mulheres”, afirma Sol Bueno, que neste ano foi convidada a integrar coletânea chilena em homenagem ao centenário de Violeta Parra e que prepara seu segundo trabalho para 2018.

Para participar do festival, Sol Bueno contou com recursos do Programa Música Minas, edital da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais que promove o intercâmbio cultural e viabiliza viagens por municípios de todo o Brasil e dos cinco continentes do mundo.

Confira a agenda de apresentações de Sol Bueno no Perú:

Quarta-feira, 11 de outubro

Concierto Dandole Cuerda
Local: Teatro Arequipay
Horário: 21h
Artistas: Américo Martínez, Maró Gallegos, Sol Bueno, Mauricio Segales e Vicencio Navarro

Quinta-feira, 12 de outubro

Teatro ICPNA Arequipa
Horário: 19h
Artistas: Américo Martínez, Maró Gallegos, Sol Bueno, Vicencio Navarro e Cecilia Concha

Sexta-feira, 13 de outubro

Paraninfo UNSA
Horário: 19h
Artistas: Américo Martínez, Maró Gallegos, Sol Bueno, Vicencio Navarro e Enrique Mesías

Sábado, 14 de outubro

Concierto Dándole Cuerda
Local: Plaza de Yanahuara
Horário: 17h

Local: Casa de la Trova
Horário: 21h30

LEIA MAIS

Comentários