A banda Postura lança no próximo sábado o seu novo single

Os itabiranos da Postura começaram 2016 a todo vapor. Depois de participarem e ficarem com o segundo lugar no Festival da Música – Itabira 2016, a banda se prepara agora para lançar a sua primeira música inédita no ano. O single “Dessa Vez Não!” será disponibilizado ao público no sábado, 30 de janeiro, às 11h, por meio do BandCamp e do SoundCloud do grupo.

Com dois EP’s registrados, essa é a primeira vez que a Postura grava um material seu em Itabira. Os trabalhos anteriores, “Resistir e Sempre Acreditar” e “Marta”, foram feitos em Belo Horizonte com o produtor Lucas Guerra. Para esse single, o grupo escolheu o Studio7 e fez o registro sob a batuta de Policarpo Ribeiro. As gravações foram iniciadas em novembro de 2015.

A música “Dessa Vez Não!”, a qual o Trem das Gerais teve acesso em primeira mão, segue a essência do grupo. Esta lá o som potente que marca a trajetória da Postura e uma letra que se propõe a passar uma mensagem ao público. O tema escolhido reflete o momento em que o país vive e propõe um grito em homenagem àqueles que se manifestam, lutam por justiça e buscam mudanças políticas e sociais.

Esse engajamento da banda tem inspirações desde o cenário atual até momentos históricos. A data de lançamento coincide com o fatídico “Domingo Sangrento”, quando em 30 de janeiro de 1972 o exército britânico matou 13 manifestantes católicos que lutavam por direitos civis em Londonderry, na Irlanda do Norte. Mas a escolha dessa data não foi proposital, apenas uma dessas coincidências do acaso.

“Tem muita coisa errada acontecendo na nossa cara. Os poucos que se manifestam são ameaçados e agredidos pelo estado e pela polícia. Isso de certa forma acaba inibindo o povo. O medo toma conta da maioria que, como consequência, perde sua voz e vontade de lutar pelo que se acredita”, analisa Van Basten Moura, vocalista da Postura.

E as referências não param aí. Na ilustração que acompanha o lançamento do single é usada uma imagem do Frei Tito, que foi torturado durante a Ditadura Militar no Brasil e, depois, acabou cometendo suicídio devido aos traumas adquiridos durante o seu cárcere. “Fazemos dessa música um apelo à resistência para coseguirmos mudar esse panorama juntos”, destaca Van Basten.

A esse grito de mudança e resistência se juntam um coro de amigos que acompanham a banda: João Jardel, Igor Venal, Fernando Cotonete, Júlio, Pedrão, Carlota, Diego, Dério di Carvalho, Baratão, Punk, Hugo,e Leo. Juntos ele ecoam no refrão: “dessa vez não”!

postura_interna_02
Neste sábado, 30 de janeiro, a banda Postura lança o seu novo single “Dessa Vez Não!”
Comentários

A profissão é jornalista. A diversão é um livro. Mas também pode ser um filme ou uma série. O esporte é futebol - desde que acompanhado do sofá da sala. O universo digital exerce grande interesse. Não dispensa uma xícara de café ou um copinho de cerveja.