4ª Arte Especial acontece nesse sábado

Acontece no próximo sábado, 1 de setembro, na Praça do Campestre, em Itabira, o Festival 4ª Arte Especial – Celebrando a Diversidade. O evento gratuito contará com diversas oficinas, atrações musicais, feira de artesanato e alimentação. Sua intensa programação acontece das 14h às 21h e é o resultado de uma parceria do Coletivo 4ª Arte e da ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itabira, ambos os grupos oriundos na Unifei.

O evento aconteceu pela primeira vez em 2016 na Praça do Areão e foi um sucesso. Dessa vez, os dois projetos se unem novamente para trazer mais um evento para a população itabirana, desta vez, com um terceiro parceiro: o projeto Tô Na Praça que mensalmente leva ao espaço escolhido artesanato, música e cor.

CELEBRANDO A DIVERSIDADE

“O tema escolhido para o evento “Celebrando a Diversidade” é um convite à população itabirana para se integrar à comunidade universitária com muita alegria e sobretudo com muito respeito. Cada um de nós possui um corpo, uma alma e uma cabeça diferentes dos outros e isto deve ser celebrado todos os dias! Ainda assim podemos comungar de ideias muito parecidas, como estas que nos motivaram a construir um evento para celebrar toda nossa diversidade: – um mundo onde as mulheres e os homens tenham direitos e deveres iguais, seja em casa, no trabalho ou na rua; – a população negra e indígena tenham acesso a todas oportunidades que a população branca possui; – que as formas de amar e de constituir famílias mais diversas convivam em harmonia; – que nossa fé possa ser cultuada em homenagem aos nossos ancestrais e raízes; – que sejamos todas e todos socialmente iguais e humanamente diferentes!”, esclarecem os organizadores!

PROGRAMAÇÃO

Dentre as atrações, destacam-se as oficinas de slackline, yoga, bioconstrução e amigurumi (crochê), todas para adultos. Para o público infantil, haverá oficina de cofrinhos, porta-retratos, máscaras e uma gincana organizada pela Atlética da Unifei.

As apresentações musicais ficarão por conta da bateria Calangodum, Marcos Macarra e as bandas Rivotrio, além da discotecagem com a Casa de Jah e Camila Borges! Haverá também a exibição de mini-documentários e, para fechar com chave de ouro, o evento contará com uma batalha de poesias (Slam) e o show do rapper João Paiva.

SOBRE O SLAM

Qualquer pessoa poderá participar, basta seguir as regras:

  • os poetas terão três minutos no máximo;
  • quem ultrapassar esse limite perderá pontos;
  • poderá apenas o corpo e sua voz, sem figurino ou objetos cênicos;
  • cada poema pode ser usado uma única vez durante as eliminatórias e uma vez na final;
  • os textos devem ser autorais;
  • as avaliações das poesias serão feitas pelo público presente por meio de aplausos ao final do encontro ou por um júri popular composto por até cinco pessoas, selecionadas aleatoriamente da plateia;
  • ao final das eliminatórias, os melhores desempenhos serão premiados de acordo com a avaliação do público/júri presente, “passando um chapéu”

SOBRE OS REALIZADORES

O coletivo 4ª Arte é um projeto criado na UNIFEI Itabira formado por funcionários, alunos e membros externos. A intenção é levar arte e a crítica social aos espaços dentro e fora da universidade. Por meio das artes, em suas diferentes formas de expressão, o projeto busca provocar o pensamento crítico e apoia a luta contra qualquer tipo de intolerância e preconceito.

Engenheiros Sem Fronteira – Núcleo Itabira é uma ONG reconhecida mundialmente por realizar projetos de engenharia sem fins lucrativos, para o desenvolvimento local e regional, a fim de promover melhorias na qualidade de vida das comunidades menos favorecidas.

O Tô Na Praça #EconomiaSolidária é um grupo de artesãos que se reúne na Praça do Campestre, um sábado por mês, para expor seus trabalhos, a maioria não encontrados nos mercados tradicionais da cidade. Além do artesanato, o grupo organiza a feira repleta de atrações musicais, alimentação, entretenimento, com a constante preocupação em interagir com todos os públicos. O projeto não tem nenhum vínculo com a prefeitura, contando sempre com apoio de outros coletivos/amigos da cidade, como os coletivos Altamente, Viravoltear e Casa de Jah Soundsystem.

SERVIÇO
4ª Arte Especial – Celebrando a Diversidade
Data: 1 de setembro de 2018
Horário: 14h às 21h
Local: Praça do Campestre
Informação: Pedro Caneca: (31) 9.9488-2627 ou João Lucas (31) 9.8625-0902

flyer oficial

LEIA  MAIS

Comentários