42º Torneio Leiteiro recebe 1º Concurso Entre Serras do Queijo Minas Artesanal

Objetivo é resgatar a tradição e as histórias da região, por meio deste produto. No ano passado, o evento também foi palco da apresentação pública do Queijo Minas Artesanal do Entre Serras.

Um ano após apresentação pública do Queijo Minas Artesanal do Entre Serras, o Torneio Leiteiro receberá o 1º Concurso do produto. Os melhores queijos, escolhidos conforme critérios técnicos, estarão no estande da Prefeitura de Santa Bárbara, no Parque de Exposições Adilson Melo, às 14h, no dia 8 de julho.

Extinto há 70 anos, desde a morte do Frei Rosário, em 1950, o resgate das raízes na fabricação do queijo minas artesanal, voltou a ser realidade por meio da pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira, do Senac, responsável por motivar os queijeiros a reviverem essa história.

Na Serra do Caraça, o resgate começou em 2014, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Um especialista em queijo artesanal da Emater atestou o processo produtivo natural, o potencial da região e mobilizou os produtores do Entre Serras, bem como o padre Luís Carlos Valle, diretor administrativo do Caraça.

É importante destacar que essas iniciativas configuram uma proposta do plano de governo, no que versa sobre fomentar a agricultura por meio da valorização do homem do campo e da agricultura familiar.

A realização do 1º Concurso Entre Serras do Queijo Minas Artesanal é uma parceria com o Senac, Sebrae, Puc Minas e Emater.

Banner concurso queijo

LEIA MAIS

Comentários