3ª Temporada do Cinematógrafo estreia na Rede Minas

Programa apresenta para o público gêneros e subgêneros do cinema

O que não faltam são amantes de filmes. Acompanhados ou não de pipocas, eles não desgrudam os olhos da tela e buscam sempre um gênero do seu gosto. O que poucos sabem é que existem dezenas de tipos de produção que vão além das conhecidas comédias, romances ou terror. Essa é a proposta do Cinematógrafo, exibido pela Rede Minas, que estreia sua terceira temporada na próxima sexta, na sexta-feira, 12 de abril, dedicando 13 episódios aos gêneros e subgêneros do cinema.

No primeiro episódio, a professora de Cinema da UFMG Ana Lúcia Andrade explica desde gêneros de ficção científica a spaghetti western, giallo a screwball – muitas dessas produções já conhecidas pelo público, mas com classificações ainda ignoradas por grande parte dos cinéfilos. Além de professora e chefe do Departamento de Fotografia e Cinema da universidade, Andrade é autora dos livros “Entretenimento Inteligente; o Cinema de Billy Wilder” e “O Filme dentro do Filme; a Metalinguagem no Cinema” e já desenvolveu trabalhos como roteirista e produtora.

O cineasta Guilherme Fiúza também é atração do quadro Almanaque, que traz entrevistas com personalidades do cinema. É diretor do filme “O Menino no espelho”, que emplacou na tela do cinema e da televisão no Brasil e em mais de 15 países. Assinou a direção de outras obras e trabalhou, também, como produtor e assistente de direção de grandes cineastas, além de assinar produções para a TV, como o programa especial da Rede Globo “Santino e o Bilhete Premiado”.

O Cinematógrafo ainda traz mais novidades, como os quadros “Drops”, “Pontos de vista” e “Em cartaz”. No primeiro, curiosidades por trás da sétima arte. Nesse episódio, a história do cinema mudo e o papel de artistas como Alice Guy-Blaché, considerada a primeira mulher que se tornou diretora, e Sergei Eisenstein, o pai da montagem no cinema. No “Ponto de vista”, o jornalista Rodrigo Castro faz a crítica da produção italiana “Lazzaro Felice” (2018), dirigido por Alice Rohrwacher, e ganhador do prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes. “Em Cartaz” traz ao público uma curadoria dos filmes que estreiam nos circuitos de cinema.

Sobre o Cinematógrafo

O Cinematógrafo, da Rede Minas, é apresentado por Fernando Tibúrcio. O projeto, idealizado por Johanes Junqueira, caiu no gosto dos internautas e ganhou a tela da TV pública em 2018. Ele estreia a terceira temporada na próximo sexta-feira, 12 de abril, e traz 13 episódios que tratam sobre os gêneros e subgêneros da sétima arte.

SERVIÇO

Cinematógrafo – estreia 3ª temporada – Gêneros Cinematográficos (13 episódios)
Data e horário: sexta-feira, 12 de abril, às 20h45
Exibição: às sextas, às 20h45
Nos outros 12 episódios da série, o programa apresenta, em cada um, um tipo de gênero cinematógrafo. Na sexta-feira, 19, é a vez do terror e do suspense.

LEIA MAIS

Comentários