15ª Semana Drummondiana leva arte e poesia para as ruas itabiranas

Itabira recebe entre os dias 28 e 31 de outubro a 15ª Semana Drummondiana, que conta em sua programação com nomes importantes da literatura, cortejos, intervenção poética, contações de história, sarau, palestras, mesas redonda, entre outros. O evento, que é promovido pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), tem o objetivo de difundir e fomentar a busca por novas práticas literárias.

“Em Itabira temos diversos escritores e manifestações artísticas que, com certeza, tiveram inspirações na obra do nosso poeta maior. O nosso desafio nesta edição da Semana Drummondiana é oportunizar na cidade a vivência com a literatura por meio de interversões no cotidiano das pessoas, onde pontos de ônibus, ruas, praças e escolas públicas e privadas possam tornar espaços de difusão da obra Drummondiana e da literatura brasileira”, explica Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA.

Em 2016, a Semana Drummondiana homenageia os livros “Claro Enigma” e “Contos de Aprendiz”, valorizando a memória do escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade com uma “Seleção Nacional de Poesias” que busca descobrir e incentivar novos talentos. Além disso, a Semana Drummondiana propõe um conjunto de ações que apoiam e fomentam a democratização do livro, da leitura e da literatura, principalmente, envolvendo as obras de CDA.

“Procuramos mostrar que por meio de ações e atividades organizadas e direcionadas aos diversos públicos há o fomento da leitura e que através dela os sujeitos são partes essenciais no processo de transformação da sociedade e da própria vida”, afirma Marcos Alcântara.

A 15ª Semana Drummondiana conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) e Vale.

Programação

A abertura oficial do evento será na sexta-feira, 28 de outubro, às 14h, na Galeria da FCCDA. Em seguida, acontece a Mesa Redonda “A Poesia do Cotidiano na Obra de Drummond e Newton Baiandeira”.

O Grupo La Trupe, em diversos momentos ao longo do evento, apresentará intervenções poéticas em diversos pontos da cidade com o tema “Morrer Acontece com o que é Breve e se Passa sem Deixar Vestígio. A Poesia, na sua Graça, é Eternidade”.

Finalizando a programação, no dia 31 de outubro, serão apresentados ao público, os dez poemas finalistas da Seleção Nacional de Poesias, às 19h, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

A programação completa da 15ª Semana Drummondiana pode ser acessada no site www.fccda.mg.gov.br. Outras informações pelo telefone (31) 3835-2102.

Confira a programação completa da 15ª Semana Drummondiana:

progra-format-1

LEIA MAIS

Comentários