Com uma nova roupagem, o festival gastronômico Circuito do Sabor chega a 15ª edição. O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e visa fomentar o setor de bares, lanchonetes e restaurantes da cidade. Iniciado no dia 25 de agosto, terça-feira, o festival vai até 25 de setembro. Neste período, os admiradores da boa gastronomia terão a oportunidade de degustar pratos criativos, elaborados especialmente para o Circuito do Sabor. O ingrediente principal, obrigatório em todos os pratos, é a linguiça.
Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Acita optou por fazer um evento em novo formato, utilizando o sistema de delivery. “Estamos vivendo uma situação muito atípica com este momento de pandemia, que trouxe muita dificuldade, principalmente para os donos de bares e restaurantes, que ficaram fechados por um longo período”, explica Guida Guedes, vice-presidente da Acita.
Guida afirmou ainda, que auxiliar o comércio, o empresariado local é o papel da Acita e um dos principais objetivos do evento. “O festival gastronômico vai impulsionar, incrementar e fomentar o nosso mercado. Esta é a nossa contribuição para o setor e desta forma conseguimos continuar com este programa lindo, que é o Circuito do Sabor”, destacou.
O festival gastronômico deve estimular o consumo, trazendo oportunidades de lazer e interação, mesmo com o distanciamento. Com o evento será possível receber em casa uma refeição de qualidade, contribuir com o comércio local e votar no seu prato preferido.
Mesmo com a abertura dos bares e restaurantes, após a adesão do município ao programa Minas Consciente, do Governo Estadual, a principal forma de degustação dos pratos concorrentes ao Circuito do Sabor será por meio de entrega. Os estabelecimentos participantes poderão servir o prato in loco, mas como ainda devemos estabelecer o distanciamento e evitar aglomeração, o sistema delivery vai prevalecer, obedecendo o protocolo e todas as recomendações dos órgãos competentes para a prestação de serviço.
A votação será por meio eletrônico, com o apoio da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi0, que é parceira do projeto no desenvolvimento do site www.circuitodosabor.com.br. A entidade está em fase final de formatação de um novo sistema para emissão do código de votação, que será encaminhado via WhatsApp para cada cliente que adquirir os pratos.
Este ano o Circuito do Sabor não terá uma equipe de convidados para votar nos pratos participantes. A votação será apenas pela população e por um profissional da área que irá avaliar tecnicamente a produção dos pratos.
O Circuito do Sabor 2020 conta com o patrocínio do Sicoob Credimepi e tem como apoiadores a empresa MMGB Engenharia e Arquitetura, o Jornal Diário de Itabira e a CPA Propaganda.
Estabelecimentos participantes da 15ª edição do Circuito do Sabor:
Ipê Rosa
Endereço: Rua Jacutinga, 5B – Campestre
Telefone e WhatsApp: (31) 3831-3848
Nome do Prato: Mantinha Mineira
La-Binho Pizzaria e Restaurante
Endereço: Av. Brasil, 840 – Amazonas
Telefone e WhatsApp: (31) 3834-3668
Nome do prato: Risoto de Alho Poró com Linguiça
Meet Restaurant & Lounge
Endereço: Rua Gonzaguinha, nº 8 loja 2 – Esplanada da Estação
Telefone: (31) 3831-8504
WhatsApp: (31) 98814-3329
Nome do prato: Risoto de Linguicinha e Limão Siciliano
Pinguim Sorveteria e Lanchonete
Endereço: Rua São José, 272 – Centro
Telefone: (31) 3831-2156
WhatsApp: (31) 98677-0892
Nome do prato: Linguiça no Pote
Restaurante Dona Geralda
Endereço: Av. Fábio Pires, 220 – Clóvis Alvim
Telefone: (31) 3834-2180
WhatsApp: (31) 98873-8432
Nome do prato: Baião de Dois Mineiro
Restaurante Dona Tereza
Endereço: Av. Carlos de Paula Andrade, 100 – Vila Santa Izabel
Telefone e WhatsApp: (31) 9 8970-3711
Nome do prato: Linguiça à Moda Carreteiro
Trattoria Di Prima Restaurante
Endereço: Rua Minervino Bethônico, 107 – Pará
Telefone: (31) 3831- 6960
WhatsApp: (31) 9 7110-3502
Nome do prato: Nhoque de Batata com Ragu de Linguiça
Valentim Empório Cervejeiro
Endereço: Av. Duque de Caxias, 1389 – Esplanada da Estação
Telefone e WhatsApp: (31) 3840-5280
Nome do prato: Porco Loko
LEIA MAIS
- ENTREVISTA: Violência doméstica e a perspectiva de Marina Schaun
- Série “Dança” do #EMCASACOMSESC apresenta Luis Arrieta e Dudude Herrmann
- Lívia Mattos e seu acordeon estão na série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos
- Série “Ideias” do #EMCASACOMSESC discute os impactos das áreas verdes urbanas na saúde pública, as fronteiras e intersecções entre saúde e cultura, as fábulas em fotopintura e a relação do futebol com a literatura