14ª Semana Drummondiana: programação extensa encerra o evento

No dia 31 de outubro comemora-se, em todo o país, o aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade. Simpaticamente apelidada de “Dia D”, a data é referência para diversos institutos que se dedicam à literatura nacional e ao estudo da vida e da obra do escritor itabirano. Nesse sábado, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a Prefitura de Itabira e a Vale prepararam uma extensa programação para relembrar a data.

MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Ao longo de todo o dia, haverá a exibição do filme dirigido por Eucanaã Ferraz, “Vida e verso de Carlos Drummond de Andrade – Uma leitura”. Lançado em 2014, o filme reúne quatro importantes escritores contemporâneos para apresentar a obra de Carlos Drummond Andrade. Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto.

Além disso, a artista plástica Alesandra Alves, inspirada pela poesia de Drummond, ensinará técnicas de decoupage para decoração de garrafas em uma bela oficina. A técnica é uma das mais populares no terreno das artes decorativas. Econômica e fácil de executar, a decoupage transforma, instantaneamente, qualquer objeto em uma peça de arte. A atividade acontece a partir das 10h.

Ainda no Memorial, às 11h, o grupo Sarau de Itabira realizará a leitura do roteiro “Rosas de A Rosa do Povo”, em comemoração aos 70 anos do livro homônimo de Drummond. O roteiro foi elaborado pelo Instituto Moreira Salles e será, originalmente, lido em um recital na sede da instituição no Rio de Janeiro, pelos atores Othon Bastos e Nelson Xavier.

FAZENDA DO PONTAL
Pensando no público infantil, a Fazenda do Pontal recebe uma oficina de pintura com a artista plástica Maria Antônia. A artista se apropria de momentos do livro “Conversas de Sá Maria com Drummond”, escrito por Julieta Drummond de Andrade Müller, para promover uma interação entre as crianças e a história, com o intuito que elas se tornem personagens vivas, e como Drummond, refaçam o trajeto por ele explorado. Após a oficina, acontecerá uma animada apresentação do grupo de dança circular “Viva Roda”.

ENTREGA DO SELO DIA NACIONAL DA POESIA
No Teatro da FCCDA, às 16h, em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, instituído pela lei federal 13.131/2015, acontece uma bela homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade.

A superintendente da FCCDA, Sônia Cristina Magalhães Alves, o prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, e o secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, entregam à comunidade itabirana um selo comemorativo de Drummond. Na oportunidade, será lido um texto-homenagem enviado pelo escritor e ilustrador Ziraldo.

Em seguida, será realizada a premiação do concurso de poesia “Itabira, seu nome é Poesia”. Organizado e realizado pelo coletivo de escritores “Janela da Poesia”, o concurso descobriu novos talentos poéticos, e deu visibilidade a seus trabalhos.

FOTO-VIAGEM
A partir das 18h, partindo da Casa de Drummond com destino à Casa do Brás, os integrantes do Coral da FCCDA e dos Drummonzinhos encenam a trajetória do encontro entre Drummond e Brás Martins da Costa. Música e poesia prometem envolver quem participar do passeio, que irá percorrer uma das principais ruas do centro histórico itabirano.

FLÁVIO RENEGADO
Encerrando a 14ª Semana Drummondiana, o rapper Flávio Renegado recebe os fãs para uma palestra sobre música e literatura, no Teatro da FCCDA, às 21h. Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, Renegado vem se destacando no cenário nacional do rap. Afirmou-se na cena musical misturando o rap com ritmos brasileiros, latinos, caribenhos (especialmente da Jamaica), africanos e norte-americanos. Rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e líder comunitário, Renegado partiu dos estreitos becos da favela para tomar o mundo de assalto, com seu trabalho que tira o hip hop do gueto e abraça as mais diversas influências.

Todos os eventos são gratuitos.

Outras informações no site www.fccda.mg.gov.br ou pelo telefone 3835-2102.

Comentários