“10 Anos de Rock Pauleira” traz novamente para Itabira a força do underground

A cidade do bem viver, de tempos em tempos, assume um compromisso com quem curte um som mais pesado e que se vê preso em meio à tirania do mercado fonográfico, que derrama no público uma enxurrada de canções do pop e do sertanejo universitário. Grande parte desse agito que nada contra a corrente mercadológica vem do itabirano Yves Thiago, defensor de causas esquecidas como o grindcore e hardcore.

No sábado, 08 de abril, às 17h, no Valeriodoce Esporte Clube, acontece o evento “10 Anos de Rock Pauleira”, que celebra uma década de trabalho de Yves Thiago com eventos underground na cidade. Porém, a data marca também a sua aposentadoria como organizador de eventos. Para a sua despedida, o itabirano montou um line-up com os paulistas da banda Letall (São Paulo), que estarão em turnê por Minas Gerais; além das bandas Possuídos, Last Warning, Dinossaur Head, todas de Belo Horizonte; Os Capiau, de Ipatinga; e Postura – representante de Itabira no encontro.

“Todas as bandas que vão tocar nesse evento estão envolvidas na cena underground, tocando, produzindo eventos etc…  O Letall, de São Paulo, é uma banda nova, mas com velhos conhecidos do underground. O Gepeto, vocalista da banda, é frontman do Ação Direta, clássica banda de punk-hardcore nacional com vários discos lançados e turnês aqui no Brasil e na Europa”, pontua o produtor.

Yves Thiago teve a sua primeira experiência com eventos há 11 anos, quando, junto com alguns amigos, fez um evento na garagem de um deles. Da garagem até os dias de hoje, muito foi feito pela cena underground. O produtor, em suas empreitadas culturais, trouxe bandas gringas para a terra do minério, contribuindo para a diversificação do que é produzido aqui e gerando novas experiências musicais para o público itabirano. Se apresentaram na cidade: Aberrant (Colorado, EUA), em 2011; Pigsty (República Theca), em 2012; e Magrudergrind (Washington DC, EUA), em 2015.

“De lá para cá meio que aconteceu tudo muito rápido e eu mesmo nem parei para pensar como tudo estava fluindo, na hora que me dei conta eu já estava organizando vários eventos e nem sei quantos eu já produzi ou estive envolvido, mas, para mim, a melhor experiência foi trazer bandas de fora do país para cá”, afirma Yves Thiago.

Antes de se aventurar como produtor, Yves Thiago teve uma vasta experiência como vocalista da banda itabirana Fecal Devastation, que, com um som tão agressivo quanto as próprias letras, significava um grito de guerra para quem, independente de mercado ou público, acreditava em fazer o som do qual tivesse vontade.

“Foi uma banda que ajudei a formar em 2004. Na época eu tinha 15, 16 anos… foi muito massa o tempo que durou, nós tocamos em vários lugares legais, gravamos duas demos, uma que saiu apenas na internet na época e outra que nós, infelizmente, não terminamos. Foi um tempo memorável que já passou”, reflete Yves Thiago.

Movimentos como “10 Anos de Rock Pauleira” ajudam a fomentar a cultura local, que se enche de energia. Quanto mais eventos independentes surgem, mais valor agregam para a cena autoral da cidade – contribuindo para que novas bandas possam surgir. Músicos e artistas vêm nessas iniciativas a oportunidade de sair dos quartos e garagens para levar a sua arte a um público maior, que sente falta da novidade e do frescor artístico que só existe no underground.

Yves Thiago é daqueles produtores que, mesmo sem estrutura ou condições, se empenham para fazer acontecer diversos eventos na cidade – mesmo que isso signifique arcar com os custos financeiros. O resultado dessas investidas, muitas vezes sem glamour e reconhecimento devido, é o sussurro necessário para manter distante o silêncio e mostrar que o rock ainda vive.

O Trem das Gerais é um dos apoiadores do evento.

SERVIÇO

10 Anos de Rock Pauleira
Shows com Letall, Possuídos, Last Warning, Dinossaur Head, Os Capiau e Postura.
Data e horário: sábado, 08 de abril, às 17h
Local: Valeriodoce Esporte Clube (Campestre, Itabira, Minas Gerais)
Ingressos: R$ 15

16521584_1256924797724474_421123674_n (1)

LEIA MAIS

Comentários

Músico, compositor e cachaceiro. Estudante e professor de música.