PORTUGUÊS: Vírgula, não erre mais!

Prezado leitor, praticar é um ótimo caminho para se compreender o uso dos sinais de pontuação. Antes de uma questão de concurso, lembremo-nos de que na relação entre sujeito-verbo-complemento não deverá haver o uso de vírgula isolada.

Como exemplo, vejamos os períodos abaixo:

  • “O presidente Temer, foi o primeiro a discursar na ONU.”

(vírgula inadequada separando sujeito do verbo)

  • “O presidente Temer foi, o primeiro a discursar na ONU. “

(vírgula inadequada separando verbo da sua ideia complementar)

Vamos à prática! Assinale o período que está pontuado corretamente.

  1. Solicitamos aos candidatos que respondam às perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
  2. Solicitamos aos candidatos, que respondam, às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
  3. Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
  4. Solicitamos, aos candidatos que respondam às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
  5. Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares. 

A única opção correta acima é a número 1, justamente para separar a ideia explicativa no adjetivo. Em outras palavras, podemos assim analisar: os complementos do verbo “solicitar” são dois: “aos candidatos” e “que respondam às perguntas a seguir”. Dessa forma, entre verbo e esses complementos não faz sentido haver separação alguma.

Na opção 2, percebe-se um grave desvio gramatical: além de entre o verbo “respondam” e o complemento “às perguntas” haver separação inadequada, não há coerência no isolamento de “que respondam”.

Note, também, que as opções 3 e 4 apresentam o mesmo desvio gramatical, com a indevida separação de verbo e complemento. Não podemos nos esquecer de que “que respondam às perguntas” funciona como complemento da forma verbal “solicitamos”.

À opção 5 há uma observação importante:  a expressão “a seguir”,  pode ser isolada por dois sinais de pontuação. O erro está realmente no sinal após “candidatos”. Lembremo-nos de que duas vírgulas, dois travessões ou dois parênteses são uma excelente opção ao destaque de expressões com teor locativo, espacial, adverbial, adjetivo, explicativo.

Até a próxima semana!

Fonte: Dicas do professor de Língua Portuguesa Diogo Arrais

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “PORTUGUÊS”

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.