PORTUGUÊS: quatro dicas gerais para concurso

Prezado leitor, após disponibilizarmos, nas duas últimas colunas, 15 dicas específicas de português, hoje daremos algumas dicas mais gerais para quem vai estudar para concurso público e precisa de uma ajudinha.

Confira as dicas:

Invista em boas gramáticas

Gramáticas da língua portuguesa serão seus melhores guias para tirar dúvidas pontuais do idioma e parte essencial do material de estudo para concursos. Alguns editais indicam a gramática que os concurseiros devem usar. Caso o seu não indique, procure por uma gramática recente.

Saiba o básico

O estudo de um idioma pode ser dividido em algumas categorias. Dentre as que caem na prova, temos a morfologia – estrutura e classificação de palavras, – sintaxe – a disposição de palavras para formar uma frase, um parágrafo ou um discurso – e semântica – o significado das palavras.

Saber disso já é uma ótima maneira de organizar seus estudos, mas você também pode estudar outros conceitos básicos: o que é um verbo? O que é um advérbio? O que é um adjunto adnominal?

Leia muito

Ainda que você possa estudar português para concurso como estuda outras matérias, tenha consciência de que o melhor jeito de aprender um idioma é em contato com ele. Por isso, se você quer saber mais do português formal e gramaticalmente correto, leia muito, mas de fontes confiáveis, como jornais, revistas ou livros.

Lembre-se de que a língua muda

Você pode pegar uma questão formulada em 1980 para estudar matemática, porque suas regras não mudaram desde então.

No entanto, para estudar português para concurso, uma prova do começo dos anos 2000 já está defasada: algumas regras gramaticais se adaptaram aos novos tempos, a ortografia mudou e, num geral, já não falamos exatamente a mesma língua. Procure sempre por materiais de estudo mais recentes e busque sempre revisar os temas estudados!

Estudar português para concurso não é um bicho de sete cabeças. Afinal, você já fala essa língua! Deixe os receios de lado e se dedique a aprender mais sobre sua língua materna. Seu esforço será recompensado com uma aprovação!

Fonte: Luana Castro – Graduada em Letras

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “PORTUGUÊS”

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.