PORTUGUÊS: Pegadinhas, pegadinhas, pegadinhas…

Prezados leitores, estamos tendo boa repercussão em relação à publicação de pegadinhas. Muita gente está se preparando para prestar concursos e tem utilizado as pegadinhas como fonte de estudos. Que bom que podemos ser úteis.

Por isso, continuaremos insistindo na publicação de pegadinhas. Como já dissemos, elas podem ser um diferencial a seu favor.

Vamos lá:

Aos 14 anos, Emília resolveu ser fleira – algumas pessoas pronunciam e escrevem  fleira incorretamente. A grafia correta é freira, e também é assim que se pronuncia. A frase inicial, depois de corrigida, fica assim: Aos 14 anos, Emília resolveu ser freira. 

Estou defronte ao portão – não existe essa construção na língua portuguesa. Faz-se somente “defronte de”. Então, a frase inicial, depois de corrigida, fica assim: Estou defronte do portão

As inscrições para o concurso encerrar-se-ão amanhã – veja, a seguir, as corretas regências de inscrição, inscrito e inscrever. 1 – Inscrição a: Fiz minha inscrição ao concurso do TRT. As inscrições ao vestibular iniciam-se amanhã. 2 – Inscrito em, para: Você está inscrito no (ou para o) vestibular. Estão inscritos para o (ou no) concurso do TRE. 3 – Inscrever em: Para inscrever-se neste concurso é necessário falar inglês fluentemente. Ele se inscreveu no vestibular. A frase inicial, depois de corrigida, fica assim: As inscrições ao concurso encerrar-se-ão amanhã. 

O professor está para Salvador – quem está, está em algum lugar, e não está para algum lugar. Só se admite estar para no cálculo de proporções: dois está para três, assim como nove está para x. A frase inicial, depois da correção, fica assim: O professor está em Salvador. 

A pizza será servida na porta – para se servir pizza na porta, esta precisa antes ser retirada de seu caixilho e, depois, usada como uma grande bandeja ou tampo de mesa. Aí, sim! A pizza será servida na porta, como usualmente é servida no prato, na pedra, ou na superfície de outro utensílio de cozinha próprio para servir refeições. Exemplos: A pizza foi servida no prato. A pizza foi servida na mesa de mármore branco. Agora, quando se desejar que a pizza seja servida próximo ou  junto a um determinado local, usa-se a preposição “a” contraída com o artigo “a” ou “o”. Exemplos: Sirva-nos à mesa! A pizza foi servida ao balcão da lanchonete. A frase inicial, depois da correção, fica assim: A pizza será servida à porta. 

O bandido passou desapercebido pela praça, sem que a polícia o notasse – quando a intenção é dizer “sem ser notado”, usa-se despercebido, e não desapercebido. Esta palavra (desapercebido) significa despreparado, desprevenido. Exemplos: O ladrão entrou, foi à sala, pegou o relógio e saiu despercebido. (despercebido: sem ser notado; sem que o notassem). Não comprei o relógio porque estava desapercebido de dinheiro. (desapercebido: desprevenido de dinheiro, sem dinheiro). Assim, a frase inicial, reescrita com correção, fica: O bandido passou despercebido pela praça, sem que a polícia o notasse. 

O deputado Chico Rapina está engajado à campanha eleitoral de seu filho – engajar pede a preposição “em”, e não “a”. Exemplos: Resolvi engajar no exército. Samuel está engajado na luta sindical. A frase inicial, depois da correção, fica assim: O deputado Chico Rapina está engajado na campanha eleitoral de seu filho. 

A reunião era somente para professores do 2º e 3º grau – essa é uma importante questão de concordância nominal  em que muitos concursandos derraparam. A chave para o entendimento desse caso é a presença ou não do artigo. A presença do artigo, antes de cada numeral de uma série, torna optativa a pluralização do substantivo ao qual se relaciona. Exemplos: Os alunos do 1º e do 2º grau farão a prova de português (frase correta). Os alunos do 1º e do 2º graus farão a prova de português (frase correta).

Agora, se não houver repetição do artigo, é obrigatório o uso do plural. Exemplo: Os moradores do 6º e 7º andares pagarão condomínio em dobro (frase correta). Os moradores do 6º e 7º andar pagarão condomínio em dobro (frase errada). A frase inicial, depois da correção, fica assim: A reunião era somente para professores do 2º e 3º graus.

Até semana que vem com mais pegadinhas!

Fonte de pesquisa: Portal Tudo Sobre Concursos.

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.