PORTUGUÊS: outras dicas ortográficas

Prezado leitor, dando continuidade ao nosso estudo da ortografia da língua portuguesa, nesta semana abordaremos o uso da vírgula, do ponto e vírgula, do travessão e das aspas. Vamos lá!

Vírgula ( , )

De todos os sinais de pontuação, a vírgula é aquele que desempenha o maior número de funções. Ela é utilizada para marcar uma pausa do enunciado e tem a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática. Por outro lado, quando há uma relação sintática entre termos da oração, não se pode separá-los por meio de vírgula.

Antes de explicarmos quais são os casos em que devemos utilizar a vírgula, vamos explicar primeiro os casos em que NÃO devemos usar a vírgula para separar os seguintes termos:

  1. a) Sujeitode Predicado;
  2. b) Objetode Verbo;
  3. c) Adjunto adnominalde nome;
  4. d) Complemento nominalde nome;
  5. e) Predicativo do objetodo objeto;
  6. f) Oração principalda Subordinada substantiva(desde que esta não seja apositiva nem apareça na ordem inversa).

Casos em que devemos utilizar a vírgula:

A vírgula no interior da oração

  1. a) Utilizada com o objetivo de separar o vocativo:
  • Ana,traga os relatórios.
  • O tempo,meus amigos, é o que nos confortará.
  1. b) Utilizada com o objetivo de separar apostos:
  • Valdirene,minha prima de Natal, ligou para mim ontem.
  • Caio,o aluno do terceiro ano B, faltou à aula.
  1. c) Utilizada com o objetivo de separar o adjunto adverbiaantecipado ou intercalado:
  • Quando chegar do trabalho,procurarei por você.
  • Os políticos,muitas vezes, são mentirosos.
  1. d) Utilizada com o objetivo de separar elementos de uma enumeração:
  • Estamos contratando assistentesanalistas,estagiários.
  • Traga picolé de uva,groselha, morango,
  1. e) Utilizada com o objetivo de isolar expressõesexplicativas:
  • Quero o meu suco com gelo e açúcar,ou melhor, somente gelo.
  1. f) Utilizada com o objetivo de separar conjunçõesintercaladas:
  • Não explicaram,porém, o porquê de tantas faltas.
  1. g) Utilizada com o objetivo de separar o complemento pleonásticoantecipado:
  • A ele,nada mais abala.
  1. h) Utilizada com o objetivo deisolar o nome do lugar na indicação de datas:
  • Goiânia,01 de novembro de 2016.
  1. i) Utilizada com o objetivo de separar termos coordenados assindéticos:
  • É pau,é pedra, é o fim do caminho.
  1. j) Utilizada com o objetivo de marcar a omissão de um termo:
  • Ele gosta de fazer academia,e eu, de comer. (omissão do verbo gostar)

 Casos em que se usa a vírgula antes da conjunção e:

1)Utilizamos a vírgula quando as orações coordenadas possuem sujeitos diferentes:

  • Os banqueiros estão cada vez mais ricos,e o povo, cada vez mais pobre.

2) Utilizamos a vírgula quando a conjunção “e” repete-se com o objetivo de enfatizar alguma ideia (polissíndeto):

  • E eu canto,e eu danço, e bebo, e me jogo nos blocos de carnaval.

3) Utilizamos a vírgula quando a conjunção “e” assume valores distintos que não retratam sentido de adição (adversidade, consequência, por exemplo):

  • Chorou muito,e ainda não conseguiu superar a distância.

A vírgula entre orações:

A vírgula é utilizada entre orações nas seguintes situações:

  1. a) Para separar as orações subordinadas adjetivas explicativas:
  • Meu filho,de quem só guardo boas lembranças, deixou-nos em fevereiro de 2000.
  1. b) Para separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas,com exceção das orações iniciadas pela conjunção “e”:
  • Cheguei em casa,tomei um banho, fiz um sanduíche e fui direto ao supermercado.
  • Estudei muito,mas não consegui ser aprovada.
  1. c) Para separar orações subordinadas adverbiais(desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal:
  • “No momento em que o tigre se lançava,curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho.” (O selvagem – José de Alencar)
  1. d) Para separar as orações intercaladas:
  • “– Senhor,disse o velho, tenho grandes contentamentos em estar plantando-a…”
  1. e) Para separar as orações substantivasantepostas à principal:
  • Quando sai o resultado,ainda não sei.

Ponto e vírgula ( ; )

  1. a) Utilizamos ponto e vírgulapara separar os itensde uma sequência de outros itens:
  • Antes de iniciar a escrita de um texto, o autor deve fazer-se as seguintes perguntas:

I- O que dizer;

II- A quem dizer;

III- Como dizer;

IV- Por que dizer;

V- Quais objetivos pretendo alcançar com este texto?

  1. b) Utilizamos ponto e vírgulapara separar orações coordenadasmuito extensas ou orações coordenadas nas quais já se tenha utilizado a vírgula:
  • “O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca;os lábios grossos, o inferior um tanto tenso.” (O Visconde de Inhomerim – Visconde de Taunay)

Travessão (  )

  1. a) Utilizamos o travessãopara iniciar a fala de um personagemno discurso direto:

A mãe perguntou ao filho:

  • Já lavou o rosto e escovou os dentes?
  1. b) Utilizamos o travessãopara indicar mudançado interlocutor nos diálogos:
  • Filho, você já fez a sua lição de casa?
  • Não se preocupe, mãe, já está tudo pronto.
  1. c) Utilizamos o travessãopara unirgrupos de palavras que indicam itinerários:
  • Disseram-me que não existe mais asfalto na rodovia BelémBrasília.
  1. d) Utilizamos o travessãotambém para substituir a vírgula em expressões ou frases explicativas:
  • Pelé o rei do futebol  anunciou sua aposentadoria.

Aspas ( “ ” )

As aspas são utilizadas com as seguintes finalidades:

  1. a) Isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:
  • A aula do professor foi irada.
  • Ele me pediu um feedbackda resposta do cliente.
  1. b) Indicar uma citação direta:
  • Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. (O prazer de viajar– Eça de Queirós)

FIQUE ATENTO!

Caso haja necessidade de destacar um termo que já está inserido em uma sentença destacada por aspas, esse termo deve ser destacado com marcação simples (), não dupla ().

VEJA AGORA ALGUMAS OBSERVAÇÕES RELEVANTES:

Dispensam o uso da vírgula os termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem.

Observe:

  • Preferiram os sorvetes de creme, uva e morango.
  • Não gosto nem desgosto.
  • Não sei se prefiro Minas Gerais ou Goiás.

Caso os termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem aparecerem repetidos, com a finalidade de enfatizar a expressão, o uso da vírgula é, nesse caso, obrigatório.

Observe:

  • Não gosto nem do pai, nem do filho, nem do cachorro, nem do gato dele.

Fonte de pesquisa: Português, o seu sítio da Língua Portuguesa

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Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.