PORTUGUÊS: Figuras de linguagem: fique atento!

Olá, caros leitores, tudo bem com vocês? A Língua Portuguesa conhecida popularmente como Português, é uma língua românica originada de Portugal. Com mais de 260 milhões de falantes, é, como língua nativa, a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental. Principal disciplina cobrada nos concursos públicos, é também considerada a base para o aprendizado de todas as outras.

Por isso, vale a pena estudarmos algumas figuras de linguagem que mais caem em concursos. As figuras de linguagem são usadas para exprimir, de formas e objetivos diferentes, os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo.

Observem quais são as figuras de linguagem mais usadas em provas de concursos públicos:

  1. Antítese: uso aproximado de termos opostos. Exemplo: Mesmo que você não acredite, o céu é um lugar melhor do que o inferno!
  2. Elipse: omissão de uma palavra que, apesar de não exposta, pode ser identificada por quem lê. Exemplo: Ele estava de casaco de frio; ela, de casaco de pele! (omissão do verbo “estava” em “Ela estava de casaco de pele”).
  3. Eufemismo: usada para atenuar algo grave de ser dito. Exemplo: Ele passou dessa para uma melhor! (para não dizer morreu ou faleceu).
  4. Hipérbole: expressão de exagero usada para dar ênfase em alguma informação. Exemplo: Fui à sua casa milhões de vezes, mas você nunca está lá!
  5. Ironia: expressão usada para dar ideia contrária ao que se pensa. Exemplo: Sim, você é realmente muito valente, enfrentou vários soldados com sua espada de bambu e seu escudo de madeira usada em fabricação de borracha.
  6. Metáfora: relação entre duas palavras, na qual uma substitui a outra e forma signo ou unificações semelhantes. Exemplo: Você é um sol radiante em minha vida!
  7. Personificação ou prosopopeia: acontece quando animais ou seres inanimados recebem atribuições humanas. Exemplo: A xícara falou para o bule: o que aconteceu, por que este bico deste tamanho?

Então, gostaram? Essas são as principais figuras de linguagem. Seus usos e conceitos são largamente cobrados em concursos e provas. Então, vale a pena estudá-las.

Até semana que vem. Abraços!

Fonte: Tudo sobre Concursos

LEIA OUTROS ARTIGOS DA COLUNA “PORTUGUÊS”

Comentários

Celso Charneca Leopoldino é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pós-graduação em Marketing para Executivos e MBA em Gestão Socioambiental. Fez vários cursos nas áreas de gestão social e de gestão de comunicação estratégica. Possui mais de 35 anos de experiência em comunicação empresarial, gestão social, relações com comunidades e relações institucionais.